Shadow

𝐒𝐞𝐧𝐭𝐢𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐈𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐞𝐦 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚: 𝟒𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐏𝐮𝐞𝐛𝐥𝐚..

Comunhão e participação; Defesa da dignidade da pessoa humana; Opção preferencial pelos pobres e opção preferencial pelos jovens.

Foi com este tema, que neste domingo (24/02), na Paróquia Santo Antônio da Brasilândia, as CEBs-Comunidades Eclesiais de Base da região episcopal Brasilândia, organizaram uma celebração comemorativa aos 40 anos da 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano de Puebla, que aconteceu na cidade de Puebla de Los Angeles no México de 27 de Janeiro a13 de Fevereiro de 1979.

Com a presença do bispo referencial para as CEBs na Arquidiocese de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos, saudou os presentes e nos lembrou da importância deste momento considerando a opção que Puebla fez para todo o continente latino americano com a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens.

Houve momentos de extrema beleza e espiritualidade libertadora durante a celebração com o Pedido de Perdão pelos rostos do povo peregrino que sofre no continente latino Americano, no Glória exaltando os eixos principais da 3ª Conferência: Comunhão e participação; Defesa da dignidade da pessoa humana; Opção preferencial pelos pobres e opção preferencial pelos jovens. No momento do Ofertório tivemos a presença das pastorais sociais, mostrando seu compromisso com a igreja e a importância da Igreja na Base que não cessa de ampliar seu protagonismo.

Pe. Antônio Manzatto em sua reflexão nos motivou e nos lembrou de que: Os bispos optaram por uma “Igreja-sacramento de comunhão”, que “oferece energias incomparáveis para promover a reconciliação e a unidade solidária dos nossos povos”; uma “Igreja servidora”, “que prolonga no decorrer dos tempos o Cristo-Servo de Javé através dos diversos ministérios e carismas”; uma “Igreja missionária”, “que anuncia alegremente ao homem de hoje que ele é filho de Deus em Cristo”.

O pai-nosso dos mártires foi momento da memória de tantos homens e mulheres que deram a sua vida pela causa do Reino e nos motivam a continuar pelo seu testemunho nesta caminhada de vida e promoção da defesa do direito de tantas pessoas e comunidades.

Ao final, acolhidos pela presença da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. José Renato, pároco da Paróquia de Santo Antônio, agradece a presença de todos por este momento importante de celebração da memoria da igreja Latino americana presente na Região Episcopal Brasilândia, a partir da motivação das CEBs nesta noite celebrativa.

Fonte: CEBs Brasilândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.