Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base do Regional NE – III (Bahia e Sergipe)

Fraternidade e Políticas Públicas:

“Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

A Ampliada  das CEBs Regional NE III acontecerá de 15 a 17 de março na Casa de Retiro Sagrado Coração de Jesus (antigo Seminário Menor) e destina-se a movimentos e pastorais – que sentem-se chamados (as) a viver uma igreja mais profética e solidária com os pobres – bem como a todos que vivenciam em suas comunidades o ardor missionário, levando em consideração que as Políticas Públicas dizem respeito a toda a sociedade em suas várias dimensões, visando assegurar os direitos humanos mais elementares para que cada pessoa tenha condições de viver dignamente.

Esse grande  encontro  terá como reflexão central Fraternidade e Políticas Públicas e será assessorado por   Monica Muggler/BA e Romero Venâncio/SE.

“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Segundo o documento, as políticas públicas são ações e programas  desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. O item 20 do documento destaca que Políticas Públicas representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. “Ela é a ação Estado, que busca garantir a segurança e a ordem, por meio da garantia dos direitos”, diz o texto.

Essa participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas está garantida na Constituição Federal de 1988 que prevê a participação popular em conselhos deliberativos que estão divididos em quatro áreas: criança e adolescente; saúde; assistência social e educação.

Todos esses conselhos funcionam a nível sejam eles municipal, estadual e federal. O objetivo desta campanha é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

“O agente de pastoral tem uma atuação fundamental levando as necessidades de vários seguimentos da sociedade civil e comunidade, propiciando um acompanhamento da gestão pública e privada. É a presença da Igreja no seguimento de participação popular” .

Os cristãos  inspirados pelo Evangelho são chamados a serem “sal da terra e luz do mundo”, assumindo o compromisso com a humanidade.

Taxa: R$ 60,00

Contato: Edjane – 99995-9716

Email: ede_paixao@yahoo.com.br

Prazo de inscrição: Até o sábado dia 9/3 para podermos preparar material do encontro e alimentação.

Colaboração de Edjane CEBs Aracaju

Fonte: http://www.cnbb.org.br/cf-2019-o-que-sao-politicas-publicas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *