A sinodalidade é identidade e característica da igreja, nos faz “caminhar juntos”. CEBs diocese de Rui Barbosa

Diocese de Rui Barbosa, Igreja das comunidades eclesiais de base promove reflexão com a assessoria de Padre Carlos Maçal , Ir.Edivania e Dom André .

Nossa igreja é toda sinodal ou seja uma igreja que vive a proximidade com Cristo, guiada pela Espirito Santo e tem como base Pedro; vive a comunhão e participação com seu pastor junto aos sacerdotes, consagrados/as e leigos/as, assumindo os diversos serviços, pastorais e movimentos. Assim, a sinodalidade é a identidade e característica da igreja, que nos faz “caminhar juntos”.

 Essa realidade, já é vivida pela diocese nesta história de 60 anos e é muito importante considerar na construção do Plano de Pastoral Diocesano.

Na oportunidade, foi lembrado os três ícones que vão ajudar na reflexão desse momento diocesano: O Bom Pastor (acolhimento), O semeador (igreja em saída) e Comunidade de Bethânia (discipulado: escuta e serviço).

A totalidade do ser igreja é a comunidade, não a pastoral ou o movimento, esses devem esta ineridos na comunidade que é um espaço que abrange tudo e todos. É importante considerar o aspecto ecumênico e o dialogo inter religioso nas atividade de algumas pastorais e movimentos. Precisamos cuidar para evitar visões equivocadas e preconceituosas.

A diocese de Ruy Barbosa é uma Igreja de Comunidades Eclesial de Base com pastorais, serviços e movimentos. Que considera os apelos do Papa Francisco para que seja dada uma resposta ao clamor duplo dos pobres e da terra, na grande casa comum. Assume a formação do povo de Deus e a luta por uma sociedade justa e fraterna, rumo ao reino definitivo.

Contribuição de Lia Ferraz e Cida Pascom Diocese de Rui Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *