Bem viver será tema de Encontro Regional das CEBs em Mato Grosso

Representantes da Ampliada Regional Oeste 2 das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniram para refletir e dar encaminhamentos a ações pastorais e estratégias para animar e fortalecer a Igreja Povo de Deus neste chão desafiador de Mato Grosso.

A atividade ocorreu de 22 a 24 (sexta a domingo)  na diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, cidade de Primavera do Leste. Contou com representantes  das CEBs das dioceses de Juína, Rondonópolis-Guiratinga, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, da arquidiocese de Cuiabá e da diocese anfitriã.

Toda a manhã de sábado foi dedicada a propiciar aos participantes a forma Inaciana (jesuíta Santo Inácio) de fortalecer a Espiritualidade. Foi um momento rico é importante para fortalecer-nos no nosso caminhar.

Professora Andiaria, da diocese de Sinop.

Ficou em destaque que um dos focos emergentes da Ampliada é mapear, incentivar e criar mais grupos de reflexão (círculos bíblicos), que são vistos como espaços de crescimento e amadurecimento da Fé e que permitem aprofundar as relações interpessoais e o sentimento de pertença a uma Comunidade, o que está em plena sintonia com as nossas Diretrizes Regionais para a Ação Pastoral.

Outro ponto de destaque foi a partilha das experiências já colhidas do projeto, em curso, de formação na área de comunicação, que visa melhorar nossa comunicação, dando visibilidade aos acontecimentos que se realizam em nossas comunidades, por meio de Equipes de Comunicadores Populares nas Dioceses. As CEBs da arquidiocese de Cuiabá têm uma equipe de comunicação e as de Rondonópolis-Guiratinga acabam de formar uma.

Reunião teve momento de Espiritualidade Inaciana.

Também nessa ocasião foram dados passos importantes para a construção do 15° Encontro Regional das CEBs, definindo sua data de realização para os dias 04, 05 e 06 de setembro de 2020, na cidade de Primavera do Leste, nas dependências da Paróquia São Cristóvão.

Ainda nesse campo, de maneira democrática os participantes definiram como tema para esse encontro “CEBs: Igreja em Saída na busca do Bem Viver”, e como lema: “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova Terra…” (Is. 65, 17ss). A escolha foi feita em consonância com as definições para o 15º Intereclesial, que também já está em construção e ocorrerá em 2022 em Rondonópolis.

Os representantes de Primavera do Leste-Paratinga indicaram que há possibilidade de projetarmos acolhida para cerca de 700 participantes para aprofundamento das temáticas e partilharam o que já estão fazendo em prol deste momento importante para a caminhada das CEBs de Mato Grosso.

Ainda foi possível discutir sobre a sustentabilidade financeira das CEBs no Regional Oeste 2, sendo que na próxima Ampliada Regional, no segundo semestre, as Equipes Diocesanas deverão levar sugestões concretas de ações que colaborarão para essa questão.

No domingo, os representantes participaram, junto com a Comunidade local, da Celebração Eucarística, cuja liturgia acentuou o Amor, o Perdão e a Misericórdia da Trindade Santa, a melhor Comunidade para com a humanidade e toda a criação. Ao fim fomos enviados para a missão de sermos sinais de Deus junto aos demais em nossas Comunidades.

Animados e cheios de esperança caminhemos, pois o trem das CEBs não pode parar…

Rinaldo Cardoso Meira, da articulação das CEBs do Regional Oeste 2, e Rosenil Conceição, da equipe de comunicação popular das CEBs/arquidiocese de Cuiabá

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *