CNLB forma núcleo de articulação para atuar nas comunidades de Barra do Garças

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da diocese de Barra do Garças, em Mato Grosso, esteve reunido no dia 23 de fevereiro no Centro Catequético da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Guia para o 1º Encontro de Formação. O objetivo do Conselho foi a constituição dos núcleos de articulações nas paróquias que fazem parte da Forania Central desta diocese, para assim poderem atuar em suas comunidades.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Assessor Jurídico do CNLB diocesano,  sr. Nivaldo Ferreira dos Santos, que trouxe o Caderno de Formação para ser estudado, com as seguintes temáticas abordadas: “Conselho de Leigos e Leigas, como formar? Quem pode participar? O que faz? O que é? ” (Publicações do CNLB).

Na sequência foi um momento de se debruçar sobre o Documento 105 da CNBB: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt. 5, 13-14). O documento nos traz em linhas gerais as seguintes ações que como Igreja, Povo de Deus, devemos realizar:

*celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil;

*aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão;

*testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

O encontro também contou com a importante participação do jovem Vitor Farias, ex-coordenador do Setor Juventude da Diocese de Barra do Garças. Vitor relatou a experiência de ter escrito uma carta ao Papa Francisco, e para surpresa de todos, recebeu a resposta do Santo Padre.  “Nos enche de esperanças ter um Papa tão humilde e acolhedor do povo. Ele possui um ardor de querer transformar o mundo ao nosso redor em um lugar que se torne cada dia melhor de se viver”, revela emocionado.

O encontro foi encerrado com a formação dos núcleos de articulação do CNLB em seis paróquias da diocese e as lideranças ficaram com a missão de ser multiplicadores desse espaço tão importante em suas comunidades de base.

“Através deste encontro podemos entender que existe um longo caminho a ser percorrido, e esse trabalho de formação é desenvolvido com muito amor e ardor missionário. E conseguimos chegar ao objetivo do encontro, de formarmos os núcleos de articulação do CNLB em cada paróquia da Forania Central ”, ressalta a Secretaria do Regional Oeste II do CNLB, Simone Maria Lizzi.

Por Rosenil Conceição, da equipe de comunicação popular das CEBs/arquidiocese de Cuiabá.

Fotos de Simone Lizzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *