Assessores da Articulação Continental das CEBs divulgam agenda e compromissos para 2019/2020

 Há 40 anos de Puebla  a Igreja da base na América Latina passa pelo profetismo e a revitalização asseguradas pelo anúncio e denúncia, regadas pelo sangue dos martires e  forescendo na esperança dos mais pobres.

O último dia de encontro dos assessores na Guatemala foi marcado pela preparação do Encontro Continental das CEBs que deve acontecer de 08 a 13 de março de 2020 em Quito – Equador  terá com tema: As CEBs desafiadas pelo clamor da terra e dos pobres:  cuidamos e defendemos a Vida na Casa Comum. Ficou acordado 18 vagas para Brasil: um representante de cada Regional.

Anterior a este momento  haverá o Encontro com Juventude Latinoamericana nos dias 6 e 7 de março de 2020. Os jovens  deverão  ficar para o Encontro Continental das CEBs. Pleiteamos 5 vagas para o Brasil. A priori pode ser 1 representante por grande Região.

Também acontecerá de 19/05 a 01/06/2019 em Buenos Aires na Argentina, o Encontro de Formação para Jovens e o Brasil tem 5 vagas. A região do Brasil que tiver interesse em enviar jovens deve se manifesta, junto a Ampliada das CEBs do Brasi, enviando email. Os assessores das CEBs do Brasil, presentes no Encontro na Guatemala, indicaram  o  Neidi do Rio Grande do Sul para juntamente com a Leoni, articuladora do Cono Sul, divulgar e motivar a participação dos jovens brasileiros. Caso alguma grande Região  decida não enviar um jovem,  não havendo outros regionais com essa possibilidade, o Sulão podera assumir esas vagas,  devido a proximidade. Nesse encontro terá a participação de Júnior Aquino do Brasil como assessor.

Está em pleno funcionamento a Escola Virtual das CEBs para a América Latina. A língua espanhola, pode dificultar a participação de brasileiros, mas caso alguém se interesse,  as inscrições serão  à partir do dia 15 de março e mês de abril. As aulas começarão no mês de maio. Cada participante deve colaborar com $ 100,00 por cada etapa, dando um total de 200,00 dólares. São 12 módulos que deverão ser concluídos em 1 ano e meio. Mais detalhes enviaremos para o Secretariado Nacional das CEBs. Deve participar do curso animadores de comunidades.

Módulos do curso:

1. Evangelho de João – Comunidade do discípulo amado;

2. Atos dos apóstolos;

3. Comunidades primitivas; 4. Moral; 5. Profetas e profetisas;

6. Eclesiologia;

7. As cartas de São Paulo.

Concluímos o Encontro  Continental de Assessessres da Articulação das CEBs  reafirmando; Há 40 anos de Puebla  a Igreja da base na América Latina passa pelo profetismo e a revitalização asseguradas  pelo anúncio e denúncia, pela ação da Fé e Política, pela espiritualidade material que nos confirma no compromisso com o Evangelho, tomada de consciência pelo que passa o planeta e nossos países, regadas pelo sangue dos martires e  forescendo na esperança dos mais pobres.

Pe. Vileci – Assessor das CEBs no Brasil

One Comment

  • Peterson Xavier Prates

    Feliz em saber dos futuros eventos com as juventudes das CEB’s da AL. A juventude é também o presente da vida das nossas Comunidades de Base.
    O cenário eclesial e político-social do Brasil nos pede protagonismo, profetismo e um caminho de libertação. Juntos somos Igreja de comunhão e participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *