Ampliada das CEBs Regional Sul 2. “O meu desejo é a vida do meu povo.” (Ester 7,3).

8º Intereclesial do Paraná : Tema: CEBs Igreja em saída, na defesa da vida das juventudes. Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo.” (Ester 7,3).

O trem das CEBs fez parada  nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Apucarana, Paraná,  trazendo um povo animado para Ampliada Regional das CEBs do Regional Sul 2, que quer contribuir no fortalecimento de uma Igreja em saída.

O encontro teve início com o Oficio Divino das Comunidades celebrando a vida ladas comunidades, em sintonia com as CEBs do Brasil, dos diversos Regionais e a Articulação Continental reunida na Guatemala. Fizemos a recordação da vida de Dom Pedro Casaldáliga, da Memória Profética do 14º Intereclesial, das lutas e resistências dos povos e das minorias que sofrem com a retirada de direitos nesses tempos sombrios. Clamamos a Deus pelo meio ambiente, pelas vítimas de Brumadinho,  pela vida do Papa Francisco, pelo bom êxito do Sínodo da Amazônia, pela vida dos jovens das periferias assassinados e condenados à desesperança, pela vida das mulheres vítimas primeiras da intolerância e violência.

Após esse bonito momento os presentes se apresentaram, a maioria das dioceses enviaram representantes  e também alguns convidados da PJ e do CNLB.

As CEBs do Regional Sul 2 farão uma Romaria para o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná no dia 19 de maio de 2019. Será um momento de oração  e consagração de nossas comunidades a Senhora do Rocio. A Romaria pretende motivar a devoção e a visita ao Santuário. Será realizada anualmente. Todas as dioceses deverão se organizar e motivar a participação.

Um avanço conseguido pelas CEBs Regional Sul 8º Intereclesial das CEBs do Paraná, é a construção de Diretrizes para nortear a organização e permitir uma melhor organização nas dioceses e províncias.

Grande parte do encontro foi aproveitado para a construção, em mutirão, do 8º Intereclesial  das CEBs do Paraná, que acontecerá em abril de  2020, na cidade de Apucarana. Os participantes serão em torno de 700 delegados, distribuídas entre as dioceses, eparquias e convidados, sendo ao menos 25% dessas vagas destinadas as juventudes. Alguns espaços foram visitados para que a Ampliada pudesse contribuir na escolha das melhores possibilidades para a realização do encontro.

O 8º Intereclesial do Paraná teve seu tema e lema escolhidos: Tema: CEBs Igreja em saída, na defesa da vida das juventudes. Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo.” (Ester 7,3).

A noite uma vigília foi realizada, um momento de contemplação da natureza e encontro de celebração da vida.

O último dia do encontro teve início com a celebração  da Eucaristia,  força esperançosa das comunidades.  As CEBs reúnem o Povo de Deus para celebrar a vida, o mistério da morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, sempre centradas basilarmente na Palavra de Deus e na Eucaristia.

Chegamos à estação final com uma rica bagagem: Não é justo morrer trabalhando e nem trabalhar até morrer! Nota da Ampliada das CEBs Regional Sul 2 “ Aquele que oferece um sacrifício arrancado do dinheiro dos pobres é como o que degola o filho aos olhos do pai.” (Eclo 34, 24)

As Comunidades Eclesiais de Base do Paraná reafirmam seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, que tem seus direitos ameaçados por um sistema econômico gerador de desigualdades sociais, onde poucos detém a maior parte das riquezas e a maioria, cada vez mais empobrecida é jogada num Vale de morte.

http://www.cebsdobrasil.com.br/?s=notA+REGIONAL+SUL+2

Nota da Ampliada das CEBs Regional Sul 2

Assim, fortalecidos  pela alegria do encontro, irmanadas no calor do abraço e certos de que a Esperança  é verbo, conjugado em todos os tempos e pessoas,  cada diocese embarcou  no trem, de volta para suas bases,  levando na mente e no coração, a missão de fazer ouvir os clamores dos pobres e em especial das juventudes.

Conclamamos as comunidades a manter a unidade, a fidelidade à Palavra de Deus, a experiência com Cristo Ressuscitado e a defesa incondicional da vida dos pobres e marginalizados. Que Deus Pai e Mãe, continue caminhando conosco.

 Apucarana 24 de fevereiro de 2019

Leoni Alves Garcia e Ir Helena

20190224_080124

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *