Vem ai o II Encontro da Região Amazônica o II Nortão das CEBs, com o Tema: “Espiritualidade das CEBs na Amazônia” e o Lema: “Por causa da tua Palavra” (Lc 5,5),

“As CEBs são uma forma de vivência comunitária, de inserção na sociedade, de compromisso e transformação da realidade”. Toda Comunidade, para ser cristã, deve ser “de base”, ou seja, inserida na vida do povo.

O II Encontro da Região Amazônica o II Nortão das CEBs,  irá acontecer na Diocese de Porto Velho Regional  Noroeste nos dias 19 a 21 de julho de 2019, ate o momento 34 delegados(as) do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima estão confirmados(as) e se preparam para vivenciar um grande momento para as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.

Nos preparativos da viagem rumo a Porto Velho, o Trenzinho das CEBs vai fazer diversas paradas em todo nosso regional Norte 1, a primeira parada será na Diocese de Roraima, irão embarcar 3 delgados(as), a próxima parada será na Diocese da Alto Solimões, irão embarcar 2 delegados, Irá fazer mais uma parada na Prelazia de Borba onde irão embarcar 4 delegados(as),  próxima parada é a Prelazia de Itacoatiara onde irão embarcar 2 delegados, chega na Arquidiocese de Manaus onde irá lotar o trenzinho com o embarque de 24 delegados(as), ainda aguardamos a confirmação de 4 Dioceses e Prelazias. Enfrentamos um problema muito grande com a logística entre as nossas prelazias e dioceses o qual dificulta a comunicação e a nossa articulação, mas não desanimamos, estamos firmes na missão.

Segundo depoimento de um dos delegados “As CEBs são uma forma de vivência comunitária, de inserção na sociedade, de compromisso e transformação da realidade”. Toda Comunidade, para ser cristã, deve ser “de base”, ou seja, inserida na vida do povo.  “Continua dizendo que as CEBs além de ser um jeito novo e, ao mesmo tempo, antigo de ser Igreja, são também – ao menos como Utopia – “o jeito de toda a Igreja ser”, na diversidade de seus carismas e ministérios”.

Com sentimento de alegria e esperança os delegados (as) do regional Norte 1 Amazonas e Roraima se preparam para vivenciar esse grande acontecimento das CEBs, onde podemos experimentar uma forma de vivência comunitária, de inserção na sociedade, de compromisso e transformação da realidade”, com a certeza de que “Deus escuta o clamor do povo que sofre opressões.

O II Nortão das CEBs “deverá ser um momento privilegiado de experiência do Espírito que ‘renova a face da Terra’, mas também um momento de reflexão e de troca de saberes que conduzam a ações capazes de atender o clamor do povo que sofre na nossa imensa região da Amazônia”. Objetivos dos delegados (as) são: partilhar, com os irmãos e irmãs, as experiências comunitárias de vida e missão das CEBs e aprofundar o tema do encontro.

A Espiritualidade Cristã é, portanto, um projeto de Espiritualidade plena e radicalmente humana. “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos seres humanos de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”.

Estamos ansiosos por esse grande encontro de irmãos e irmãs e para juntos (as) construirmos a Igreja a partir da realidade de nossa grande região Amazônica, a formação, a união entre fé e vida, o cuidado com a casa comum, o ser uma igreja para fora, a luta pela transformação social.

Viva as CEBs!!!!!

Nete Sousa

Articuladora do Regional Norte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *