CEBs da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram a Santíssima Trindade

Os desafios de uma Igreja em saída na construção da sociedade do Bem Viver e Conviver

No último domingo, dia 16 de junho, tradicionalmente, as Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Juiz de Fora se encontraram para celebrar a festa das comunidades, a Santíssima Trindade. Com muita alegria a Paróquia de Santo Antônio acolheu o encontro que contou com a participação de diversas paróquias de Juiz de Fora e do interior.

A programação foi aberta com a missa e seguiu com café partilhado e assessoria do Pe. Leonardo Loures, pároco da comunidade e assessor do COMIDE, o Conselho Missionário da Arquidiocese. A atividade é uma etapa da preparação dos delegados que serão posteriormente enviados de suas comunidades para o 8º Encontro Mineiro de CEBs em julho, na cidade de Ipanema, Diocese de Caratinga. Por isso, em sintonia, o tema do encontro foi o escolhido para reflexão.

Pe. Leonardo, que já desenvolveu trabalho missionário na Diocese de Óbidos (PA), partilhou um pouco da experiência vivida com os povos do norte, que mantém um modo de vida e de ser Igreja muito próximo do que nos pede Papa Francisco com a Igreja em Saída e que contribui para que sejamos agentes na construção de um mundo mais justo e solidário, com respeito à Casa Comum. Ele ainda recuperou ações importantes para nosso agir missionário na sociedade capitalista e globalizada que vivemos, onde o encontro com os irmãos sempre fica em segundo plano.

A participação dos presentes foi bem expressiva. As falas foram marcadas pela esperança e críticas às estruturas que nos impedem de ter uma ação profética e missionária a favor da vida plena dos pobres.
O encontro contou com momentos expressivos de espiritualidade e animação, além de um histórico da caminhada das CEBs de Minas. Ao final, novamente a partilha se fez e um delicioso almoço encerrou a atividade.

Luciano Lyra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *