DIA NACIONAL DA ORAÇÃO PELA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR

Quem disse que não somos nada!!

No dia 09 de julho de 1978, floresceu uma articulação de jovens empobrecidos nas periferias da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nascia ali a profecia da Pastoral da Juventude do Meio Popular nas comunidades mais pobres e carentes. As sementes logo se espalharam por todos os recantos do Brasil, iluminando e dando esperança aos jovens marginalizados e excluídos.

A PJMP completará 41 anos de caminhada, recheada de muita reza, muita luta e muita festa, sendo um espaço aberto de acolhimento e ternura. No dia do aniversário, 9 de julho, a PJMP também celebra o Dia Nacional da Oração da Juventude do Meio Popular (DNO), fortalecendo nossa espiritualidade libertadora e transformadora, enraizadas nas comunidades eclesiais de base e numa fé engajada e comprometida com os mais pobres.

“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus.” (Atos 5, 38-39)

Nesses 41 anos de muita ternura e resistência, apresentamos como temática central um trecho da música Ofertório do Povo do cantor e compositor Zé Vicente: QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

A indagação do cântico trata da oferta do povo trabalhador, um ofertório vivo de esperança e libertação: “Quem disse que não somos nada, e que não temos nada para oferecer. Repare as nossas mãos abertas, trazendo as ofertas do nosso viver”.

Além da temática escolhida, a Coordenação Nacional da PJMP elaborou um material celebrativo para auxiliar os grupos de jovens nas atividades em suas comunidades e paróquias e um cartaz ilustrando duas personalidades importantíssimas na caminhada da PJMP: Dom Helder Camara e Papa Francisco.

O Santo Rebelde, Helder Camara, ajudou nos primeiros passos do surgimento da PJMP. O Dom da Paz embalou e animou a juventude do meio popular, por isso, Dom Helder Camara faz parte dessa linda história e é considerado o padroeiro da PJMP. O Papa Francisco, nos dias atuais, encanta a todos e todas com sua bela forma de conduzir a Igreja, colocando a justiça social e cuidado com os empobrecidos como suas principais bandeiras.

Durante o mês de junho foram publicados diversos vídeos nas redes sociais da PJMP, produzidos por jovens do meio popular de todos os recantos do Brasil. Os vídeos serviram como preparação e animação de advento para o dia 09 de julho, data de comemoração do aniversário da PJMP. No vídeo, os jovens lançam uma indagação QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

A Pastoral da Juventude do Meio Popular é um novo Pentecostes na vida de muitos jovens empobrecidos ao longo desses 41 anos e continua sendo um espaço aberto para acolher sempre com muita reza, muita luta e muita festa.

Viva nossos 41 anos de luta e labuta no meio popular.

Filipe Xavier

Secretário Nacional da PJMP

Acesse o subsidio para o DNO  da PJMP


Subsídio do DNO 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *