Diocese de Caetité promove Encontro diocesano das CEBs.

As CEBs e as mulheres na bíblia: Vocação e Serviço.

Na tarde do dia 09 de agosto de 2019,  com a presença de 55 participantes de 28 paróquias da Diocese de Caetité, deu se início no auditório do CTL o Encontro Diocesano das CEBs, com o tema: As CEBs e as mulheres na bíblia: vocação e serviço. O Coordenador Diocesano das CEBs Nilson Ladeia acolheu a todos, convidando-os a se apresentarem e a rezar juntos pedindo a Deus para abençoar o encontro, finalizando este momento com a oração do ano vocacional Diocesano.

Logo após, o jovem Bene Carvalho da CPT iniciou sua fala sobre “desafios e resistência “, este, evidenciou acerca da crise do capitalismo destacando as demandas atuais, questões ligadas a esta problemática como, a situação econômica e política do país que é crítica e exige reflexão ativa, pois infelizmente vive-se aqui no Brasil uma “democracia deteriorada”. Bene apresentou um panorama histórico sobre o complexo sistema capitalista. Enumerou pautas como: derrotas econômicas, política, social e ambiental com a eleição do novo governo.

Diante dessa realidade assustadora o povo precisa se organizar para lutar por soberania, direitos e democracia. Diante a realidade eclesial, o papel das CEBs é de sempre buscar formação, organização e luta. Todavia, com o passar dos anos o povo foi perdendo este espírito de organização, houve a crise da Teologia da Libertação; ofensiva conservadora; perda dos direitos, aumentando assim os desafios da igreja em prol dos pobres, oprimidos e marginalizados.

Nesta perspectiva Bene ressalta que a esperança e a solução tem que partir de pessoas que se organizam para lutar por um país e um mundo melhor. Durante a ressonância da temática os participantes destacaram a importância de lutar por mudanças, porque “somos igreja e não podemos nos comportar apenas como telespectadores, temos que ligar sempre fé e vida”.

Buscar construí o conhecimento e um projeto de melhoria na ações realizadas. Ainda na noite de sexta houve um momento orante “rezando a vida”, onde os participantes foram convidados a refletirem sobre sua vocação de cristãos comprometidos com a causa do reino. Com velas acesas os presentes rezaram para que a chama da vocação para a qual cada um é chamado nunca se apague.

No sábado 10 de agosto, o dia começa com um momento de oração conduzido pela Ir. Ida que leva a refletir a importância de perceber Jesus presente no irmão. Após o café da manhã D. Carvalho fala sobre o ano vocacional, enfatizando a relevância de rezar pelas vocações, falou também sobre a importância da organização e funcionamento dos Vicariatos e que é preciso eleger as coordenações dos vicariatos para melhorar e facilitar os trabalhos. Apresentou a cruz missionária, abençoada pelo Papa Francisco, que irá percorrer os vicariatos em peregrinação. Concluiu sua fala exaltando a importância das santas missões populares que agora serão realizadas por vicariato. Em seguida, a Irmã Cleusa da Diocese de Rui Barbosa fala sobre a temática: CEBs e as mulheres na bíblia: vocação e serviço. Trouxe a música “Asa branca”, para mostrar que os sofrimentos das mulheres são esquecidos, onde os homens são exaltados e o protagonismo das mulheres são esquecidos. E salienta a necessidade de trazer as mulheres para o devido lugar, numa perspectiva de igualdade, tanto que constata-se que a maioria das Comunidades Eclesiais de Base são coordenadas por mulheres. Ir. Cleusa convida a fazer um estudo para observar a fundo como as mulheres eram vistas no contexto bíblico.

A mulher era considerada inferior ao homem, a sociedade era patriarcal, e infelizmente muitas destas práticas que inferiorizam as mulheres ainda predominam nos dias de hoje. Ressaltou acerca das mulheres no seguimento a Jesus na tradição joanina. No seguimento de Jesus homens e mulheres devem viver de forma igualitária. Faz-se leitura e análise de alguns trechos do Evangelho de João que aparece a figura da mulher enfatizando mais João 4, 1-42, o episódio do encontro de Jesus com a samaritana.

Ao final da fala da Irmã Cleusa os participantes enaltecem a oportunidade do estudo dessa temática, e a relevância do aprendizado obtido diante de tantos desafios enfrentados pelas CEBs. Em seguida, Marcos faz o repasse do encontro de leigos que participou em Cuiabá, o encontro Nacional do Laicato com o tema: Ser cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade: um novo olhar e um novo agir. Lema: Eu vi, ouvi e desci (Ex 3, 7-8). Falou sobre a escola de fé e política, ressaltando sobre a importância de uma maior participação dos leigos na mesma. Ainda no sábado aconteceu a noite cultural, momento de interação e descontração com animada gincana, partilha de alimentos e muita música boa com de Pe. Joãozinho, Nice Caires e Banda, que também fizeram a animação de todo o encontro.

As atividades do domingo 11, deu-se início com a celebração eucarística presidida pelo Pe. João, que ressaltou bem em sua homilia a importância de uma fé convicta, finalizando a celebração com uma benção especial aos pais. Após o café da manhã a Ir. Ida apresenta a carta da 42ª Romaria da Terra e das águas que acontece todo ano em Bom Jesus da Lapa. Dando sequência Nilson faz algumas orientações sobre a ficha de levantamento das quantidade de CEBs existente nas paróquias que deverá ser preenchida e enviada à equipe de articulação das CEBs da diocese.

A avaliação do encontro foi muito positiva, principalmente a temática escolhida que faz ligação com o ano vocacional diocesano e a realidade das comunidades que tem muitas mulheres coordenando. Roseli e Déborah fazem a prestação de contas. O encontro é encerrado com momento de oração e abraço da paz coletivo.

Os participantes retornam para suas paróquias e comunidade com as energias renovadas pelo exemplo de doação e serviço das mulheres da bíblia.

Equipe de Articulação das CEBs
Diocese de Caetité

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *