A teologia não cai do céu, ela brota da realidade, diz padre Agenor Brighenti

Padre Agenor Brighenti é presidente do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Episcopal do Brasil e membro da Equipe de Reflexão Teológica do CELAM. Participando como perito no Sínodo para a Amazônia.

“O Sínodo se desenvolve em uma dinâmica bastante sinodal, desde a presença do Papa dando testemunho de uma busca conjunta, de participação e discernimento com a Assembleia, intervindo também em momentos muito especiais e que tem sido muito ricos e orientadores”, diz padre Agenor ao falar sobre o processo sinodal, destacando o clima fraterno de busca comum que existe entre todos os participantes do Sínodo.

Ele destacou ainda, que “a teologia é um esforço de fazer uma inteligência reflexa das práticas, das ações da Igreja. A Teologia quer ser um serviço às comunidades eclesiais. A Teologia no fundo, não cai do céu, ela brota da realidade” afirmou, destacando que o espaço do Sínodo é um grande laboratório que faz com que nos questionemos, perguntemos e alarguemos os horizontes do próprio discurso teológico e fazê-lo cada vez mais um serviço.

Fonte: Cidade do Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *