CEBs presentes na diocese de Iguatu (CE): vida simples e religiosidade popular

Padre Anastácio Ferreira de Oliveira (Iguatu, CE) 

A diocese de Iguatu, no Ceará, tem uma presença muito bonita das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Isso aparece na vida simples e solidária, na religiosidade popular, no trabalho de visita às moradoras e moradores e no cultivo da agricultura familiar. Confira galeria de fotos ao final.

Um dos lugares onde isso ocorre na diocese de Iguatu é na área pastoral da quase-paróquia São Sebastião, no Distrito de Alencar.

Lá são 21 CEBs rurais e tem CEBs em três bairros na sede do distrito. Uma delas é a Comunidade de Baixas, que completou em setembro 45 anos de organização.

Foi uma programação cheia de atividades acompanhada pela equipe de visitação do Conselho de Pastoral. O conselho é formado por representantes das comunidades Rurais e urbanas e das pastorais.

Foi possível ver a beleza de hortas caseiras e quintais produtivos. A importância do reaproveitamento da água, da purificação do esterco no minhocário, da plantação consorciada e do gotejamento.

Mamão, cheiro-verde, pimenta, cebolinha, erva-doce… Bem viver no semiárido, alimentação orgânica sem agrotóxicos!!!

A comunidade também realiza dia de convivência e aprendizados, trocas de saberes entre as gerações. E ainda tem roda de conversa e Santa Eucaristia!

Tudo isso é contrário à sociedade do paradigma tecnicista-cientificista, em que vigora a pressa para o lucro, produzir para acumular riqueza, onde se despreza quem não produz mais, sociedade do descartável, fundada no consumismo e utilitarismo.

Viver em comunidade, viver a solidariedade e a compaixão pelo outro é ir na contramão desta lógica perversa que destrói a vida.

 

Círculos bíblicos e novenas

Outra atividade comum nas CEBs da quase-paróquia São Sebastião é o Círculos Bíblico.

Neste momento ocorrem as Novenas do Mês Missionário nas CEBs rurais e sede do distrito. É uma ação pastoral em sintonia com o Sínodo da Pan-Amazônia. Também acontecem os Círculos Bíblicos em algumas comunidades rurais e na sede. 

Os Círculos Bíblicos acontecem toda quinta-feira e/ou sábado nos bairros. No meio rural cada comunidade faz conforme sua realidade, também semanal.

Estão bem animados. Os encontros estão sendo muito proveitosos. Estamos nos enriquecendo não só de sabedoria, mas de gente também, pois o grupo cresce a cada encontro.

 

Rede de comunidades

A quase-paroquia São Sebastião recebe este nome por ainda não ter todas as condições para se tornar paróquia, mas está em processo. Temos a organização da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal, fazemos formação permanente com agentes das CEBs rurais e urbanas. Estudamos bíblia, liturgia, pastoral, documentos da igreja, realidade brasileira etc.

Temos Conselho de Pastoral e Conselho Econômico. Começamos a construir a casa paroquial. Realizamos os sacramentos. Estamos junto com o Conselho Popular contra a mineração, que quis se instalar na nossa serra. Estamos a caminho de nos tornarmos paróquia, numa rede de Comunidades.

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *