Encontro das CEBs Diocese de Nazaré/PE. Políticas Públicas e o Sínodo da Amazônia.

As CEBs são  o primeiro nível da Igreja de Jesus Cristo. Envolve a totalidade da Igreja em seu pequeno nível, em comunhão com a diocese e o conjunto da Igreja. Portanto, é uma Igreja completa em miniatura, como uma semente é uma árvore em miniatura.

(José Marins)

No último sábado, 26 de outubro de 2019, aconteceu o encontro de estudo das CEBs da Diocese de Nazaré/PE no aconchego do salão paroquial da Igreja de São Sebastião de Limoeiro.

Refletimos sobre o tema: “Políticas Públicas e o Sínodo da Amazônia”. Estiveram presentes, aproximadamente 25 pessoas, líderes das Comunidades de base, vindos de Limoeiro (Cedro, Pitombeira, Cohab, Passassunga, Pindoba), Paudalho, Surubim, Glória do Goitá, Umari e Carpina.

Vimos a necessidade de aprofundar, avaliar e rever os resultados e ações do encontro de estudo sobre as políticas públicas e a campanha da fraternidade no início do ano, onde fizemos uma ponte com as necessidades de nossas comunidades e as questões socio-ambientais que estão acontecendo no nosso país nos últimos tempos.

 Vendo e acompanhando as preocupações do nosso Santo Padre, o Papa Francisco, com a nossa Amazônia, tivemos a preocupação de orientar, esclarecer nossos líderes das Comunidades sobre o Sínodo da Amazônia e as decisões e encaminhamentos para nossa Igreja pós o Sínodo.

“As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) constituem um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II na América Latina. Elas são um “jeito antigo e novo de ser Igreja”, que anuncia denuncia e segue aprendendo.”

Como de costume, terminamos nosso encontro com um delicioso lanche partilhado.

Por Fernanda Melo

CEBs Diocese de Nazaré

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *