Shadow

4 anos do 13º Intereclesial de CEBs do Brasil

Venham, ó nações, ao Senhor cantar 

 Ao Deus do universo, venham festejar 

Nossas mãos orantes para o céu subindo 

Cheguem como oferenda ao som deste hino

Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Foto: Adriana Costa – Juazeiro do Norte

“Em Juazeiro do Norte, centro do Catolicismo popular do Nordeste e lugar de peregrinação dos romeiros e romeiras do Padre Cícero, onde realizou-se o 13°intereclesial de CEBs houve uma grande conquista eclesial e do mundo ecumênico, a casa comum, pois a Igreja local assumiu a cultura da nação romeira, sua forma de expressão religiosa e inseriu-se realmente na caminhada deste povo e se colocou a seu serviço”. (Magda Melo)

“O 13º encontro intereclesial de CEBs resgatou a mística da profecia vivida pelo padre Cícero Romão Batista, o beato Zé Lourenço, a beata Maria de Araújo e de tantos outros beatos e beatas venerados pelo povo do nordeste”. (Magda Melo).

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Foto: Adriana Costa

Nos dias 07 à 11 de janeiro de 2014 as terras do Ceará acolheu os milhares de peregrinos, lideranças representantes das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil. Muitos, especialmente os de fora da grande região Nordeste, fizeram sua primeira experiência romeira na mística do Patriarca do Nordeste o Padre Cicero Romão Batista.

O encontro teve a participação de 2248 mulheres, 1788 homens, 72 Bispos, 232 Padres, 146 Religiosos(a), 20 Evangélicos, 35 representantes de outras religiões, 36 representantes de outros países, 75 de povos indígenas, 68 membros da Ampliada Nacional e assessores, incluído equipes de serviços e visitantes, um caldeirão de 5046 participantes.

Na história dos Intereclesiais, tem como destaque no 13º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, a mensagem do Papa Francisco.

Confira:

Mensagem do Papa Francisco para o 13º Intereclesial das CEBs

 (Iser Assessoria – Dossiê do 13º Intereclesial)

Queridos irmãos e irmãs,

É com muita alegria que dirijo esta mensagem a todos os participantes no 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que tem lugar entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2014, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, sob o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”.

Primeiramente, quero lhes assegurar as minhas orações para que este Encontro seja abençoado pelo nosso Pai dos Céus, com as luzes do Espírito Santo que lhes ajudem a viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira. De fato, o lema deste encontro “CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade” deve soar como uma chamada para que estas assumam sempre mais o seu importantíssimo papel na missão Evangelizadora da Igreja.A imagem pode conter: 2 pessoas

Como lembrava o Documento de Aparecida, as CEBs são um instrumento que permite ao povo “chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos” (n.178). E recentemente, dirigindo-me a toda a Igreja, escrevia que as Comunidades de Base “trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja”, mas, para isso é preciso que elas “não percam o contato com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular” (Exort. Ap. Evangelii gaudium, 29).

Queridos amigos, a evangelização é um dever de toda a Igreja, de todo o povo de Deus: todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher. Desejo do fundo do meu coração que as palavras de São Paulo: “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho” (I Co 9,16) possam ecoar no coração de cada um de vocês!A imagem pode conter: 9 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Por isso, confiando os trabalhos e os participantes do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base à proteção de Nossa Senhora Aparecida, convido a todos a vivê-lo como um encontro de fé e de missão, de discípulos missionários que caminham com Jesus, anunciando e testemunhando com os pobres a profecia dos “novos céus e da nova terra”, ao conceder-lhes a minha Bênção Apostólica.

Vaticano, 17 de dezembro de 2013.

Papa Francisco

 

Fotos de abertura – dia 07 de janeiro 2014: Adriana Costa

A imagem pode conter: noite, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: noite, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em péA imagem pode conter: 21 pessoasA imagem pode conter: 17 pessoas, multidão e planta

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e noiteA imagem pode conter: 2 pessoas

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.