A Caminho do 14º Intereclesial

Estamos nos aproximando da realização do 14º Intereclesial das CEBs. O encontro acontecerá em Londrina, nos dias 23 a 28 de janeiro de 2018. Na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral no mês de setembro, dedicamos bom tempo à reflexão sobre as Comunidades Eclesiais de Base – As CEBs.

Já está pronto o cartaz, a oração oficial do 14º Intereclesial, as negociações a respeito dos lugares e espaços para a realização dos diferentes eventos. Os decanatos já se dispuseram a oferecer hospedagem nas casas e respectivas paróquias. Sabemos que a hospedagem nas casas é um dos pontos altos do Intereclesial. Este é um novo jeito de ser Igreja, comunidade profética e em saída.

Todos somos convidados a ler o Jornal “A Caminho” no qual encontramos reflexões, informações e orientações sobre o 14º Intereclesial.Está em andamento o “Texto-Base” cujo tema central é as “CEBs e o Mundo Urbano”, ou seja, a evangelização na realidade e na cultura urbana. Sabemos que 84% dos brasileiros moram nas cidades, mas todos somos envolvidos, influenciados e condicionados pela cultura urbana.

Estão sendo organizadas as diversas “Equipes de trabalho”. Contamos com a generosidade e o empenho de todos, pois os que trabalham nos bastidores do 14º Intereclesial, são o coração, a alma, as mãos do encontro. Em 2018, o Brasil voltará seus olhos para Londrina como sede do Intereclesial. Desde já rezemos de modo especial nas intenções de tão grande acontecimento. Na oração pelas Santas Missões Populares – SMP, já consta o pedido oficial pelo Intereclesial. Precisamos intensificar a nossa oração neste sentido. Nossa Igreja Particular receberá grandes graças e grande incentivo para sermos uma Igreja “Comunidade de comunidades” através dos GBR, das CEBs, das Pequenas Comunidades. As CEBs nos ajudarão a crescer no profetismo e na dimensão social do Evangelho e da fé. Diz o Papa Francisco: “há um vínculo indissolúvel entre a fé e o amor aos pobres”. Com o Papa digamos: “Não à economia de exclusão; não à cultura descartável; não à globalização da indiferença; não à idolatria do dinheiro; não à especulação financeira; não às desigualdades sociais; não à fuga de compromissos; não ao pessimismo estéril; não às guerras entre nós”. Viva o 14º Intereclesial em Londrina de 23 a 28 de janeiro de 2018!!

Abramos o coração, braços e as portas de nossas casas para acolher os participantes deste encontro eclesial. Virão pessoas de outras  lugares e nações. Nossos Grupos Bíblicos de Reflexão, a setorização das paróquias são o caminho e o chão das Comunidades Eclesiais de Base.

DOM ORLANDO BRANDES- ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.