“Não deixemos que nos roubem a comunidade”
Papa Francisco, Evangelii Gaudium, n.92

Com alegria a Ampliada Nacional das CEBs faz chegar a esta comunidade a cartilha CEBs caminhando com Jesus de Nazaré. Ela foi preparada para contribuir no processo de formação, fazendo conhecer o que de fato são e, deste modo, apoiar e fortalecer a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil.
Há muitos materiais de formação de excelente qualidade produzidos por Dioceses, Regionais e organismos eclesiais espalhados por todo o Brasil. Este vem se somar a tantos outros. Neste são tratados temas fundamentais para sustentar a vida e a missão das CEBs no seguimento de Jesus.
A cartilha contém sete encontros, cada um aprofunda um assunto: Quem é Jesus para nós hoje?; Concílio Vaticano II, Povo de Deus e as CEBs; o Reino de Deus e sua justiça; CEBs no espelho das Primeiras Comunidades Cristãs; a Opção pelos/as Pobres; A comunidade se organiza e CEBs: uma Igreja sinodal. Estes temas formam um conjunto articulado e são apresentados numa ordem em que um assunto leva a outro, no aprofundamento dos princípios que regem a vida dos que se lançam ao caminho indicado por Jesus de Nazaré.
É importante que vocês, reunidos e reunidas em comunidade, planejem a melhor forma de realizar estes encontros de formação: uma vez por semana, a cada quinze dias, em dias seguidos ou alternados, ou mesmo de forma virtual, já que em muitos lugares os encontros presenciais ainda estão restritos devido à pandemia que enfrentamos. Sempre respeitando a dinâmica da própria comunidade. Tenham apenas o cuidado de garantir que todos os encontros sejam realizados.
Pode ser criada uma pequena equipe de duas a quatro pessoas para organizar este percurso de formação. A equipe pode organizar o calendário das reuniões, animar todas as pessoas da comunidade a participarem, combinar os locais onde serão realizados os encontros, ler com antecedência os roteiros, dividir as leituras e preparar um ambiente acolhedor em círculo para a conversa, com a Palavra de Deus e símbolos relacionados ao tema. Também poderá ajudar a comunidade a verificar como foi realizado o gesto concreto combinado no encontro anterior.
Ao final de cada encontro há um texto de aprofundamento. Ele não deve ser lido durante a reunião, mas foi escrito par auxiliar a pessoa ou equipe que irá animar o encontro. Após a reunião, quem anima poderá sugerir que as pessoas da comunidade façam uma leitura individual, de acordo com cada realidade.
A cartilha está disponível em meio eletrônico e, em parceria com o Iser Assessoria, será feita uma edição impressa. A avaliação de sua comunidade será muito bem vinda, para que se possa aperfeiçoar este material. Suas sugestões, críticas e comentários poderão ser enviadas para o e-mail (gt.formacao.cebs@gmail.com).
Temos a esperança de que a cartilha contribua para que as CEBs do Brasil sejam fiéis portadoras da mensagem de Jesus e a atualizem nos diversos contextos em que estão inseridas. Esperamos também que a cartilha seja mais um instrumento que colabore no processo de preparação para o 15º Intereclesial das CEBs. Agradecemos de coração ao monge Marcelo Barros a generosidade de nos oferecer o belo texto de Introdução da cartilha, e sugerimos que seja lido de forma individual, em pequenos grupos ou por toda a comunidade reunida.
Boa reflexão para todas e todos.
GT de Formação da Ampliada Nacional das CEBs
Outubro de 2020.
Excelente material
Acabo de baixar. Um presente para a animação pastoral e a luta de nossas comunidades.
Bom dia meu companheiro cebianos eu não tenho muita novidade mas vejo que só eu consigo acompanhá alguma coisa os outro não consegue
Muito bom, inspirado por Nosso Senhor Jesus Cristo todo o material…