Plenária Movimentos e Organizações Sociais e Populares

Profª Ileizi Fiorelli e Pe José Cristiano

O Tema Movimentos e  Organizações Sociais e Populares teve a Assessoria da Profª Ileizi Fiorelli  da Universidade Estadual de Londrina e  coordenação da Irmã Daiane e Pe  José  Cristiano. Aconteceu na praça Castanheira. A reflexão apresentada nos leva a analisar a “crise” de uma forma mais ampla e considerar os seus impactos na sociedade, pois ainda estamos administrando os resultados de avanços anteriores, mas às medidas (tomadas por lideranças capitalistas) estão influenciando na vida de todos, e os mais desprotegidos (pobres) sofrem mais!

Partindo do principio  que a origem dessa crise é econômica, inclusive à atual crise política no Brasil, e que os meios de comunicação tem direcionado posicionamentos e vem influenciando às decisões, principalmente do povo.

As relações estão cada vez mais individualistas, e que a própria experiência de fé entrou numa relação consumista.

E que o processo de convencimento (da mídia) enfraqueceu o povo, que vê os seus direitos descontruidos – como à CLT e a previdência – sem reação, e que a atual conjuntura é um desafio, sendo necessário redescobriu estratégias, pois não existem receitas prontas.

Necessário atenção, pois o movimento da legitimação de pena de morte, através da violência cresce.

E em relação aos direitos humanos fundamental lembrar que todos somos humanos.

Ressaltado que em relação aos movimentos sociais, a mediação deve ser feita pela nossa própria capacidade de se organizar e não por partidos, e nesse aspecto a CEBs tem um grande papel.

Ao discutir as CEBs e os Desafios no Mundo Urbano as comunidades assumem uma postura mais crítica  e ao mesmo tempo mais profética sobre a presença da Igreja  na vida do povo e d a presença da Igreja nas periferias urbanas, existenciais e geográficas, como nos pede insistentemente Papa Francisco.

Dom Geremias Arcebispo de Londrina participou esteve nessa plenária e se mostrou satisfeito em contribuir na construção do 14º Intereclesial.

Marcia Paiva

Fotos: Vanderley (PASCOM)

Kauane e Nicole ( Educomunicação Epesmel)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.