#DiaD | RUMO AO 15º INTERECLESIAL DAS CEBs | 11 DE NOVEMBRO

Por Leoni Alves Garcia, da COMUNICA15, equipe de comunicação para o 15º

“Para celebrar um culto agradável ao Senhor, é preciso reconhecer que toda a pessoa, mesmo a mais indigente e desprezada, traz gravada em si mesma a imagem de Deus. ” (JMP 2020)

As CEBs São João Bosco, Paróquia Bom Pastor/Diocese Rondonópolis/Guiratinga, realiza marcante Celebração da Palavra, em preparação ao 15º Intereclesial    que acontecerá de 18 a 22 de julho de 2023, na cidade de Rondonópolis-MT.

O DIA D – Dia de Oração pelo 15º Intereclesial realizou-se no dia 11 de Novembro, data extraordinária, em razão das eleições municipais que acontecerão no próximo domingo dia 15.  A celebração foi transmitida pelas redes sociais e pode alcançar as CEBs de muitas localidades que desde suas bases já vivenciam esse encontro, sendo “CEBs: uma igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”.    

A Celebração, protagonizada por mulheres, força motriz de nossas comunidades, promoveu uma reflexão sobre a IV Jornada Mundial dos Pobres, que tem como tema “Estende tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32). Assim as CEBs reafirmam   seu compromisso com as causas do Evangelho, como nos animao papa Francisco: “O encontro com uma pessoa em condições de pobre­za não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

O tema da IV JMP, “Estende tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32), norteou toda a celebração, trazendo presente o sofrimento das comunidades, diante desse contexto de pandemia, agravado pelo descaso e irresponsabilidade de muitas autoridades: “Não poderemos ser felizes enquanto estas mãos que semeiam morte não forem transformadas em instrumentos de justiça e paz para o mundo inteiro. ”.  (JMP 2020)

A Esperança e o compromisso dos cristãos, que diante das adversidades e do sofrimento amadurecem a exigência de uma nova fraternidade, “capaz de ajuda recíproca e estima mútua”, que promove a responsabilidade de uns com os outros, especialmente com os mais necessitados. Lembrando a responsabilidade do cristão, em eleger representantes que favoreçam a vida, o dever de   envolver-se na política e a importância das eleições do próximo domingo: “As mãos que se estendem por meio das Políticas Públicas, para garantir qualidade de vida a quem mais precisa, são abençoadas pelo Senhor. ” (JMP 2020)

Irmanadas nesse compromisso as   CEBs São João Bosco, Paróquia Bom Pastor/ agradece a todos e todas que se unem em oração Rumo ao 15º Intereclesial     assumindo os desafios e dificuldades enfrentados na conjuntura atual, fortalecendo as comunidades na    superação das desigualdades. 

“Que o Pai Criador, nos guarde sobre as asas de sua proteção, de hoje até a volta! Que o Filho de Deus, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, seja a nossa companhia, de hoje até a volta! Que o Divino Espirito Santo ilumine nossas mentes, aqueça os nossos corações e nos encha de alegria, de hoje até a volta!”

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.