ENCONTRO EM PREPARAÇÃO PARA O 14º INTERECLESIAL DAS CEBs

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA SE REUNE RUMO AO 14º INTERECLESIAL DAS CEBs

As CEBs são instrumentos de formação, conscientização, aproximação e comprometimento

No dia 26 de março aconteceu o encontro Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Londrina em preparação ao 14 º Intereclesial das CEBs, que  será  em janeiro de 2018.  Foram mais de 150 participantes vindos dos diversos decanatos, animadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão,  missionários das Santas Missões Populares  e articuladores das Comunidades Eclesiais de Base.

Foi um momento de oração, reflexão, animação e convivência. O encontro foi organizado pelos   articuladores das CEBs dos decanatos e o secretariado do 14º Intereclesial. A assessoria ficou sob a responsabilidade da Ir. Solange Martinez, Lenir de Assis e Cristina Coelho. O encontro teve como tema “CEBs e os Desafios do mundo Urbano”.

A oração Inicial foi realizada por representantes da Pastoral da Juventude com uma mística pautada na profecia, tendo presente a caminhada dos mártires de ontem e de hoje, com ênfase à Dom Oscar Romero, que celebramos 37 anos de martírio no último dia 24 de março. A Pastoral Afro fez uma belíssima animação, deixando transparecer nos cantos a mística das CEBs.

Ir. Solange promoveu uma reflexão sobre CEBs,   fundamentando  nos documentos eclesiais o surgimento e a importância das Comunidades Eclesiais de Base para a Igreja do Brasil e da América Latina, reconhecida e assumida como um sinal de vitalidade para toda a Igreja.  As CEBs são um instrumento de formação, conscientização, aproximação e comprometimento. Enfatizou ainda a contribuição das CEBs na educação da fé, no conhecimento da Palavra de Deus e na promoção humana.

 O tema do 14º Intereclesial, elencando os desafios a que as comunidades eclesiais passam no contexto urbano, foi apresentado pela assessora das Cebs Lenir de Assis, que destacou o papel das cidades na vida das comunidades atuais e a responsabilidade da Igreja em dar respostas aos desafios que as comunidades vivem hoje. Assim como o Cristo armou sua tenda no meio de nós, também as CEBs devem atuar   como um fermento transformador.

A parte prática do encontro ficou sobre a responsabilidade da Cristina da Coordenação   das CEBs que atualizou a todos os participantes sobre a agenda das CEBs na Arquidiocese, bem como motivou a todos para se envolverem na dinâmica de preparação e acolhida do 14º Intereclesial, e que participarem assiduamente do Catorzinho e juntos construir esse grande encontro das Comunidades Eclesiais de Base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.