“LEVADOS PELA ESPERANÇA, RECONHEÇAMOS QUE É TEMPO DE SAIR EM BUSCA DA VIDA PLENA PARA TODOS E TODAS”

Dom Gabriele Marchesi, bispo de Floresta (PE) e referencial das CEBs na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia mensagens para a Ampliada Nacional das CEBs.  A Reunião Ampliada das CEBs do Brasil acontecerá de forma remota, dias 30 e 31 de janeiro. O encontro pretende refletir sobre a construção do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil, que acontecerá na cidade de Rondonópolis-MT, de 18 a 22 de julho de 2023, e tem como Tema:  “CEBs: Igreja em Saída na busca da Vida Plena para Todos e Todas” e lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Is 65,17ss).

Leia a mensagem na íntegra e compartilhe com sua comunidade:

  

Levados pela esperança, reconheçamos que é tempo de sair em busca da vida plena para todos e todas.”   

Dom Gabriel Marchesi

Nos próximos dias 30 e 31, teremos o encontro da Ampliada em preparação do 15 intereclesial. Vai ser um momento importante ao longo da nossa caminhada, um momento para fortalecer a consciência e a adesão à nossa vocação. Queremos repetir a nós mesmos e a cada pessoa, que o tempo amadureceu e se cumpriu e precisamos acreditar no Evangelho.

Muitas vezes, nesta hora que estamos vivendo, vêm a minha mente as palavras que precederam o primeiro dia da vida humana: ” Façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança”. Estas palavras é como se fossem repetidas a cada um de nós e às nossas comunidades: façamos, finalmente, essa humanidade a “imagem e semelhança” de um Deus de Amor, de um Deus de paz e de justiça. É como se Deus pedisse a nossa colaboração, a nossa conversão, a fim de que o seu Reino possa estabelecer-se entre nós. Mas esse Reino, já presente no meio de nós, para aparecer deve ser liberado da toda poeira que o esconde: é a poeira da injustiça, a poeira do ódio e da violência, a poeira da mentira. Precisamos que, como naquele primeiro dia, o sopro do Espírito nos anime e através do nosso compromisso coerente e corajoso, opere esta transformação.

Neste tempo de pandemia e de pesada afronta à dignidade humana, devemos ser um povo que acredita na força do Evangelho e põe as mãos na massa para que o “novo céu e a nova terra” possam, enfim, aparecer: não dá mais para aguardar! Levados pela esperança, reconheçamos que é tempo de sair em busca da vida plena para todos e todas. Que cada comunidade se torne uma oficina, onde Deus possa plasmar o tempo novo e a vida nova que Ele quer oferecer a todos e todas.

Irmãos e irmãs, contamos com todos vocês, porque a tarefa é grande e maravilhosa. Com a alegria e a esperança de sempre, sigamos o nosso caminho.

Dom Gabriele Marchesi, bispo de Floresta (PE) e referencial das CEBs na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.