SEMINÁRIO DE ASSESSORES E ASSESSORAS DE CEBs REGIONAL LESTE

SETOR CEBs da CNBB e ISER ASSESSORIA PROMOVEMSEMINÁRIO DE ASSESSORES E ASSESSORAS de CEBs REGIONAL LESTE

Entre os dias 17 e 19 de março de 2017 acontecerá o  primeiro SEMINÁRIO DE ASSESSORES E ASSESSORAS DAS CEBs, promovido pelo SETOR CEBs da CNBB E ISER ASSESSORIA. O encontro  acontecerá em terras mineiras, no RECANTO SÃO JOSÉ – Casa das Religiosas Franciscanas Alcantarinas, em Belo Horizonte e acolherá  todo  o Regional Leste.

“Acreditamos na caminhada que se faz no dia a dia, nas pequenas experiências vivenciadas nas diversas realidades por esse Brasil afora. Nesse sentido, a primeira reflexão  será uma exposição de três realidades de CEBs no mundo urbano a partir das experiências dos três estados presentes: Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Esse momento será seguido pelo que chamamos na caminhada das comunidades de fila do povo. A ideia é que outras experiências surjam com essa grande conversa”, afirma Solange Rodrigues, responsável pelo ISER Assessoria.

A programação prevê também cine debate, que abordará o tema SEMIÁRIDO, em comunhão com a Campanha da Fraternidade.  Haverá momentos de estudo do Documento do Papa Francisco Evangelli Gaudium, sempre pautado no modo CEBs de vivenciar o Evangelho, Essa  reflexão terá a contribuição de  Edward Guimarães e Francisco Orofino. Haverá também Missa em honra a São José, noite cultural e convivência fraterna fraterna com o povo mineiro.

Um dos pontos altos e que tem gerado expectativa nos inscritos são as oficinas temáticas

  • CEBs, paróquia e ministérios leigos;
  • CEBs e juventude;
  • CEBs e questões de gênero;
  • CEBs e ecologia;
  • CEBs e comunicação

Esses momentos contarão com facilitadores do  Regional Leste, reforçando assim o protagonismo dos animadores das comunidades locais.

No  último dia , fechando a programação o Pe Nelito, Leila Regina e Ivo contribuirão com seus olhares e sistematizando as reflexões e as luzes, encaminhamentos, perspectivas para as CEBs do Regional Leste e CEBs do Brasil, apontados  nesse seminário.

A equipe do ISER Assessoria e o setor CEBs da Comissão do Laicato, na pessoa do nosso irmão, Celso Carias esperam que esse momento  celebrativo, de memória e debate sobre a caminhada, seja um sinal do fortalecimento das CEBs do Brasil, reafirmando o que constatou o encontro Intercontinental acontecido no Paraguai no ano de 2016: ” As CEBs estão vivas e atuantes!”.

As CEBs do Brasil parabeniza o Setor CEBs da CNBB e o ISER Assessoria pela iniciativa e agradece ao povo mineiro a acolhida desse momento profético!

Leoni Alves Garcia- Comunicação das CEBs do Brasil
Fonte: Portal das Cebs (arquivo web)
Imagem: Aurelio Fred- Atelie 15

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.