Shadow

Um itinerário espiritual em preparação para o Sínodo

Por  Mauricio López Oropeza Secretário Executivo da REPAM

40 de NAVEGAÇÃO                

 PETIÇÃO PERMANENTE PARA O SÍNODO AMAZÔNICO NO INÍCIO DE CADA DIA:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva.

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

Pois o Senhor teu Deus vai introduzir-te numa terra boa, terra com águas correntes, fontes e lençóis de água subterrâneos, que brotam nos vales e nos montes; terra de trigo, cevada, vinhas, flgueiras e romãzeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; terra em que comerás o pão em abundância, sem que nada te falte; terra onde as pedras são de ferro e das montanhas extrairás o cobre. Comerás e te fartarás, bendizendo o Senhor pela boa terra que te deu. Toma cuidado para não esquecer o Senhor teu Deus, nem deixar de observar os mandamentos, os decretos e as leis que hoje te prescrevo. (…) Mas lembra-te que é o Senhor teu Deus que te dá poder para prosperares, cumprindo a aliança que jurou a teus pais, como o faz hoje. Deuteronomio 8, 7-18.

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico:

A promessa de Deus é inquebrável. Assim como o povo de Israel confiava naquele que foi enviado para sua libertação e partiu, a Amazônia também experimenta neste Sínodo e neste Kairos uma navegação gradual com absoluta confiança na promessa de Deus de que sua plenitude e a sua libertação virá. Seus rios, florestas, diversas espécies de flora e fauna e, sobretudo, seus povos e comunidades esperam no Senhor, e Ele lhes dará a força para alcançar o “bem viver” prometido no pacto feito aos antepassados. Vamos entrar no Sínodo com um coração aberto, cheio de alegria e esperança, não porque tudo é brilhante, mas porque estamos certos de que a morte não terá a última palavra. O que se trata e o que nos sentimos convidados a fazer é identificar o próprio de Deus nesse caminho progressivo de revelação estabelecido na chave da fidelidade ao Espírito. Devemos caminhar sem medo do novo, respeitando nossas fontes e raízes, para que a presença de Deus no mundo, em seus povos e na Amazônia,, e se fortaleça a missão da Igreja pelo Reino de Cristo neste território.

CONTEMPLAÇÃO

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO

Citação para fechar a meditação:

Dá-me a Deus da vida e da beleza a constância daquela chuva leve que cai quase imperceptível aos nossos olhos; chuva que fecunda de vida tudo o que toca; chuva que acaricia aa criação com sua presença suave e serena e que produz progressiva- mente os pequenos ßos de água viva que pouco a pouco, juntamente com muito mais, verão o nascimento dos rios; rios que ao converger darão vida tumultuada à grande Amazônia, que é uma fonte de vida em abundância para todos. Que possamos amar o seu rosto misterioso neste rio mar.

Pai e Mãe da vida, dê-me a graça de tirar minhas sandálias, porque esta terra da Amazônia, e tudo o que expressa vida e possibilidade de plenitude comunitária nela, é terra sagrada onde Deus mora e de onde ele nos fala no Espírito Santo que se torna um doador de vida em abundância para todos. MLO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.