40 Dias Pelo Rio: Navegando Juntos a Boa Nova de Deus a Caminho do Sinodo Amazônio. Dia 5 de Navegação

Um itinerário espiritual em preparação para o Sínodo

Por  Mauricio López Oropeza Secretário Executivo da REPAM

31 do Agosto

PETIÇÃO PERMANENTE PARA O SÍNODO AMAZÔNICO NO INÍCIO DE CADA DIA:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.
Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva.

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

“Irmãos: a respeito da caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a vos amar uns aos outros. E é o que estais praticando para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais. Procurai viver com serenidade, ocupando-vos das vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como vo-lo temos recomendado.” (1 Tes. 44, 9-11)

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico:

Neste Sínodo Amazônico invocamos o Espírito Santo para que o Jesus vivo, morto e ressuscitado seja a fonte do amor fraterno que nos permite encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Somente no amor poderemos vencer os sinais do espírito maligno que são sustenta- dos pelo ódio, no desejo de poder e possuir acima de tudo e de todos, e na sede de acumular sem medida, independente- mente da morte e destruição de tua casa comum e teus amados ßlhos e ßlhas. É através do amor fraterno e profun- do que podemos criar uma verdadeira experiência de solidariedade comunitária, amazônica, eclesial e planetária para dar espaço ao Reino e resistir. Que saibamos abraçar a bem viver dos povos e comunidades na Amazônia em harmonia com o nosso entorno, com os outros e com nós mesmos; que saibamos como trabalhar com nossas próprias mãos para criar e sustentar os novos caminhos, e que prosperemos na Fé que é a base para um futuro melhor neste território tão ameaçado que exige justiça agora.

CONTEMPLAÇÃO

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em prepa- ração para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como prepa- ração interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

Citação para fechar a meditação:

A Missa pelo mundo. Teilhard de Chardin.
Senhor, pela Consagração do Mundo, o fulgor e o perfume flutuando no Universo agora assumem corpo e rosto em Vós. O que foi vislumbrado pelo meu pensamento hesitante, o que foi reivindicado pelo meu coração por um desejo improvável, Vós me presenteou com esplendor. As criaturas não são apenas solidárias umas com as outras, de modo que nenhuma pode existir sem as outras ao seu redor. Elas são todas consolidadas em um único centro real. Em resumo, uma única Vida verda- deira recebida em comum lhes dá sua consistência e unidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.