7º NORDESTÃO DE CEBs ACONTECERÁ NA ARQUIDIOCESE DE TERESINA – PI

O Regional Nordeste 4 da CNBB – PI, receberá pela segunda vez o NORDESTÃO DE CEBs, sendo o anterior acontecido em 1996 na diocese de Picos, o  mesmo foi em  preparação para o 9º Intereclesial de CEBs. O 7º NORDESTÃO será na Arquidiocese de Teresina de 07 a 10 de julho de 2016, com o tema geral: CEBs no Nordeste e os desafios do mundo urbano. O lema terá como fonte o livro do Êxodo 3,37 numa versão livre: “EU VI E OUVI OS CLAMORES DO MEU POVO NORDESTINO E DESCI PARA LIBERTÁ-LO”, esse encontro se destina a preparação para o 14ª Intereclesial que acontecerá em Londrina – Paraná no janeiro de 2018.

O encontro já tem como local definido o Centro de Pastoral São José, Bairro São José Operário em Teresina. No último dia 17 de fevereiro de 2016 foi definido a ultima etapa de organização; a eleição do cartaz do 7º Nordestão.  No processo de preparação já foram confirmados alguns assessores, como Hermínia Boundens  NE 2 – Pernambuco, Pe. Vileci Basílio  e Pe. Anastácio NE 1- Ceará, Pe. João Maria NE 5 – Maranhão, Carlos Signorele – Campinas /São Paulo. Esses assessores e os demais terão  a tarefa de enviar os textos antecipadamente para compilação de uma cartilha em preparação ao encontro. Muitas já são as equipes que irão empreender uma logística para acolher os delegados que virão dos nove estados da região. Nas reuniões preparatórias já realizadas ficou definida a participação de  400 delegados. Os mesmo serão hospedados nas famílias que já estão sendo cadastradas. Segundo Graça Ferreira a qual faz parte da coordenação regional ficou definido que durante o dia 07 de julho será feito a acolhida, credenciamento e hospedagem dos participantes. A noite será abertura do encontro tendo a participação de Dom Jacinto Brito. No dia 08 (sexta) será trambalhado como grande tenda a temática : CULTURA URBANA HOJE, tendo outras minis-plenárias; no dia 9 (sábado) a grande tenda terá o tema: CIDADE NA BÍBLIA; no dia 10 (domingo) ocorrerá incialmente uma celebração Eucarística, encaminhamentos para o agir e despedida dos participantes.

Como membro da organização do ultimo Nordestão de CEBs em Itabuna – Bahia (2012) Haroldo Heleno (CIMI) reforça que de fato o objetivo geral dos NORDESTÕES é fortalecer a relação das CEBs na grande região Nordeste do Brasil.  Observa-se ainda que o encontro assegura uma melhor articulação e nesse tempo atual ajudará a aprofundar o tema e o lema do 14º Intereclesial – Londrina / 2018. Para melhor assegurar esse ultimo propósito o 7º Nordestão formará minis-plenárias que trabalharão os temas: 1. CEBs e o enfrentamento das violências na construção da cultura de paz, tendo como patrono o índio Mandu Ladino  – NE 4 (lutou contra o extermínio do povo indígena do Piauí); 2. CEBs e a manipulação da informação, tendo como patrono José Maria do Tomé – NE 1 (lutou contra o agrotóxico na Chapada do Apodí – CE; 3. CEBs e o mundo do trabalho na economia globalizada, patrono escolhido foi Frei Juvenal – NE 2 (lutou em defesa dos pequenos e excluído no campo) o mesmo esteve presente no 13º Intereclesial de Juazeiro do Norte em 2014; 4. CEBs e o futuro político do Brasil, escolhido como patrono Flaviano –  NE 5 (lutou pelo direito dos quilombolas do Maranhão).

Dona Antônia Flor foi escolhida como patrona da 5º mini plenária que terá como tema: CEBs e as experiências exitosas no mundo urbano, ela tornou-se mártir por resistir ao direito de morar na sua terra (NE 4 – Piauí). A última mini plenária  terá como  patrono Manoel Berto; mártir na luta pela reforma agrária no Piauí, sendo o tema CEBs: meio ambiente e saneamento básico.  Com toda essas formações e informações o 7º Nordestão  pretende promover aos participantes uma analise conjuntural da realidade existência na vida urbana através do  método primário das oficinas de CEBs;  VER, JULGAR E AGIR.

Para melhor fazer memória da caminhada, se pretende dentro do espaço onde acontecerá o 7º Nordestão promover um corredor de objetos dos Nordestões anteriores (memória da caminhada). Será solicitado aos regionais  que forneçam os materiais e objetos que foram confeccionados anteriormente nos nordestões passados: (cartazes, panfletos, cartilhas, cancioneiros, símbolos). O proposito é tentar recolher objetos desde o 1º Nordestão de 1992 acontecido em Juazeiro da Bahia – BA; o 3º Nordestão em Juazeiro do Norte – CE / 1999; em 2004 o 4º Nordestão  foi em Maceió – AL; o  5º Nordestão se destinou a São Luís do Maranhão em 2008. A Bahia recebe pela segunda vez o Nordestão na cidade de Itabuna nos dias passados de 19 a 22 de julho de 2012. Todos foram construídos num propósito de vida expressa em um provérbio africano que diz”Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinários.”

Equipe de Comunicação do 7º Nordestão de CEBs 2016.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.