CEBs, Brasas Acesas Que Garantem Uma Chama Que Aquece Corações Simples.

Por todo Brasil e na América Latina, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), fiéis ao princípio do Cristianismo, vão se mantendo vivas e acendendo nos corações das pessoas mais simples, o mesmo ardor, que tocava os corações dos primeiros cristãos, quando faziam seu encontro pessoal com Cristo, por meio da Palavra e da Caridade. Silenciosas, e muitas vezes menosprezadas, as CEBs seguem construindo pontes, que permitem as pessoas se tornarem mais próximas pelas experiências que realizam na escuta da Palavra, que se torna gestos concretos, onde aos poucos vão desaparecendo as necessidades dos irmãos mais pobres.

As CEBs do Regional Oeste 1, continuam como brasas sob cinza, aquecendo os corações principalmente daqueles irmãos, que vivem onde muitas vezes as grandes liturgias de nossas comunidades não conseguem chegar, por causa dos seus sofisticados rituais.

Sem muito alarde, mas ecoando de maneira estrondosa no silêncio da simplicidade, as CEBs vão mantendo vivo o sonho de Deus de cuidar de todos, e por isso não medem esforços, e iluminadas pela luz do Evangelho, se encontram, refletem, se reabastecem, se fortalecem e seguem adiante.

É assim, que a ampliada que aconteceu no dia 13/02 quer seguir adiante em sua grande missão de não deixar, que o espírito da UTOPIA desapareça. É Deus quem conduz a História, é o Espírito que move os corações, mas é a Palavra, carregada com toda a ternura de quem é simples, que aquece o ambiente, e faz deste, um espaço de fé, de fraternidade e de caridade. É nestes espaços, que as Comunidades Eclesiais de Base se reforçam e se animam.

Hoje limitadas pela pandemia, as CEBs se reinventam, e virtualmente procuram manter acesa a chama do amor de Deus, que se faz presença de esperança para tantas famílias isoladas socialmente e, porque não dizer, até espiritualmente.

Essa será a luta das CEBs do Regional para esse 2021, que se apresenta já com muitas dificuldades e com tão grandes desafios. A força da Palavra, a Caridade dos irmãos e irmãs mais simples, serão sedimentos para manter aberto este caminho de profecia, que as Comunidades Eclesiais de Base tanto prezam e realizam, em escondimento e silêncio.

Por Leoni Alves Garcia

Articulação das CEBs Regional Oeste 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.