‘Eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório’ (Papa Francisco – JMJ). O trabalho com as juventudes implica envolver sua espiritualidade nos tantos marginalizados do nosso tempo.
A cidade de Piumhi, da Diocese de Luz, nas terras mineiras, acolheu o 2° Encontro das Juventudes das CEBs do Estado de Minas Gerais, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2018. Foram 94 participantes de 19 Dioceses que se encontraram no centro de formação para debaterem sobre o tema CEBs: Um jeito jovem de ser Igreja em saída.
A mística do cuidado foi a tônica do encontro desde a celebração de abertura, perpassando com a memória feita às mulheres, em especial as mulheres vítimas da violência e a celebração da memória dos mártires da caminhada.
Tendo o Ir Joilson como facilitador, aos participantes foi solicitada a construção de um projeto de vida pessoal em confronto com o projeto de Jesus Cristo.
A partir do jeito jovem de ser igreja, foi partilhado pelo Pe Wander Torres Costa as diversas formas de ser juventude no Reino de Deus e sua opção fundamental. Os Jovens também assistiram ao filme O Anel de Tucum.
Com a assessoria do Deputado Federal Patrus Ananias, debateu–se sobre o ser cristão na construção da sociedade do bem viver à luz da Doutrina Social da Igreja.
Em roda de conversa os participantes debateram sobre a Missão Jovem, com as seguintes questões “Para onde caminhamos?”, “Como caminhamos?” e “O que queremos?” com a participação do educador Cassius Lopes, do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).
Somos agradecidos com a presença, acolhimento e apoio de Dom Jose Aristeu, bispo diocesano de Luz.
A alegria, comprometimento, animação, permaneceu o encontro todo e com todos que buscaram o jeito jovem de ser Igreja em saída.
Por Magda Melo, Comuncação das CEBs do Brasil – Regional Leste I
Galeria de fotos:
Assista ao video com Irmão Joilson durante o 14º Intereclesial.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.