Shadow

Reflexão da Palavra | 17º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Quininha Fernandes Pinto
Leituras: Gn 18,20-32 – Sl 137 – Cl 2,12 – Lc 11,1-13
Neste domingo somos convidados a refletir sobre a oração e como rezar. A oração, em sua definição mais universal e partilhada por todas as religiões, é um diálogo com Deus. Mas colocar-se em diálogo com Deus pode ser um grande risco para nós… na oração, o ser humano pode desfigurar-se a si mesmo e a Deus. Pode reduzir Deus a um bem de consumo, a uma solução fácil para suas próprias insuficiências, limitações e comodismo. E pode reduzir-se a si mesmo, a um ser que lança sobre o outro a suas responsabilidades. Mas o grande e maior perigo é rezar pedindo a Deus que faça aquilo que é responsabilidade nossa fazer! Na primeira leitura – Gn 18,20-32 – o Senhor nos elucida isso: “Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”.
No evangelho de Lucas, Jesus é apresentado como modelo de oração e Ele nos ensina a rezar – cf. Lc 11,1-13 -. Na oração do Pai Nosso o cristão pede a Deus que realize na terra o seu Reino, e, implicitamente que nós não ponhamos obstáculos a está realização. Não somos nós que realizamos o Reino. O Reino é dom, é presente de Deus. Pedimos o pão de cada dia e o perdão de Deus baseado no perdão que concedemos aos outros; pedimos também que não sejamos induzidos pelo mal que impede que tudo isto aconteça.
O evangelho de hoje leva-nos a creditar no poder da oração: “pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será dado”. A oração é um fato “verbal” e “existencial”. Verbal por que o ser humano tem uma antropológica necessidade de verbalizar, falar dos seus sentimentos; é um ser de diálogo! E é existencial por que vivemos aquilo que dizemos/rezamos na nossa existência, na nossa relação com Deus e com os irmãos – será que vivemos mesmo??? -. Portanto, a nossa oração deve ser baseada na fé e certeza de que seremos atendidos; mas por outro lado deve ser acompanhada de atitudes que nos façam parceiros da atuação de Deus na nossa existência… Deus não trabalha sozinho… Que seja assim e que assim seja.

Bjs 🥰 no coração ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.