Shadow

REGIONAL NE 3 PRESENTE NO 15º INTERECLESIAL DAS CEBs

Pe. Mário de Carli / Paróquia Senhora Santana – Ipirá

Diocese de Ruy Barbosa – BA

O Tema escolhido deste evento é este: “CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todos” e seu lema “Vejam vou criar um novo céu e uma nova terra” (65, 17). O cartaz do 15º Intereclesial é muito expressivo, tendo no centro a cruz da Catedral que torna visível o Cristo Crucificado e Ressuscitado. Ressalta uma Igreja em saída que caminha na comunhão como povo de Deus; a figura do Papa Francisco ocupa lugar de destaque; uma Igreja que tem no centro de sua vida a Palavra de Deus, que anima a vida de fé das comunidades; acolhe o “trem das CEBs” numa região do bioma Cerrado, visibilizado pelo Rio Vermelho que corta a cidade.

Dia da chegada

Todos os Regionais da Igreja do Brasil se fazem presentes. Serão mais de 1.500 representantes, 60 Bispos e cerca de 70 Padres, incluindo os de vida religiosa e missionária. Vieram de avião, mas a maioria viajou de ônibus. Ao longo do caminho, foram acolhidos pelas paróquias que lhes ofereceram hospedagem, momentos de oração e de celebração da Eucaristia.

Um pouco de nossa viagem, como representantes do Regional Nordeste 3 (RNE3). Somos 43 pessoas que partimos de ônibus de Feira de Santana – BA; acolhidos em Jequié para um café-almoço; Pe. Antônio Pintadas foi muito bem lembrado; seguimos até Caetité, onde tivemos a celebração da Eucaristia e um café-janta. Quando chegamos em Anápolis, o GPS brincou demais com os motoristas e fomos por caminhos estreitos e escuros. E uma árvore, tendo o ônibus invadido seu espaço, quebrou por meio de seus galhos, 4 vidros das janelas. Mas mesmo assim, a viagem seguiu até Rondonópolis; chegamos às 9h30; fomos muito bem acolhidos. O RNE3 tem 50 participantes; estamos juntos com o RNE1 e RNE2; chegando em mais de 130 participantes.

A acolhida dos representantes foi feita por 10 paróquias, através das famílias hospedeiras. Os representantes do RNE3 foram acolhidos na Paróquia Bom Pastor. Ao longo do caminho, cada participante sentiu em seu coração brotar novamente a alegria e esperança. Esses sinais tornaram-se vivos e fortes na acolhida que tiveram na chegada, pela manhã: um bom café, um momento de oração e a seguir cada participante foi acolhido por uma família.

Creio que este evento nos trará um novo vigor que será obra do Espírito Santo, para que haja renovação de nossas Comunidades Eclesiais de Base. Na verdade, as CEBs continuam sendo a melhor expressão de eclesialidade, trazida pelo Concílio Vaticano II. Precisamos preservá-las e semeá-las por todas as partes; divulgar, falar e anunciar o bem que estas comunidades fazem hoje pela Igreja e para a sociedade.

Todas as representações regionais, após o credenciamento dos representantes e acolhimento nas paróquias, dirigiram-se para o Centro de Eventos Santa Terezinha, espaço denominado como “casa comum” para a Celebração de Abertura do 15º Intereclesial. A celebração foi muito bem preparada pela diocese de Rondonópolis/Guiratinga, com acolhimento de todos pela pessoa do Bispo Dom Maurício Jardim, que anunciou a abertura do Intereclesial. Foi uma celebração muito rica e bela; um “kairós”, um novo sopro do Espírito Santo.

Na manhã de hoje, 19 de julho, o dia começou cedo com a oração, em sete locais diferentes da diocese, conduzida pelos próprios regionais. Depois com temas específicos, dentro da visão do método ver+ julgar + discernir+ iluminar, celebrar e agir, se desenvolverão as atividades. Dentre os assessores designados para o local onde estavam os representantes do RNE3, destacamos: Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira, Daniel Seidel e Ir. Denise Morra que contribuíram no aprofundamento dos temas sob o olhar do “VER” sobre a caminhada das CEBs; considerado também a transversalidade de temas (juventude, negritude, comunidades tradicionais…).

A cada dia, seguirá o seu programa já previamente, elaborado pela Ampliada Nacional das CEBs do Brasil, composta de representantes de todos os Regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.