REGIONAL NE III REALIZA XXI ASSEMBLEIA REGIONAL do CNLB

“O Cristianismo é chamado a redescobrir o chamado para a nova civilização. O olhar do outro diz o que eu devo fazer”Signorelli.

Na alegria de sermos chamados e chamadas a ser cristãos leigos e leigas nos diversos segmentos da Igreja e na sociedade, cerca de 25 participantes, oriundos de várias dioceses que compõem o regional NE III – BA e SE e diversos organismos, incluindo a CEBs, reuniram-se na Casa Recanto Maria de Nazaré em Feira de Santana nos dias 25, 26 e 27 de novembro para a realização de sua assembleia anual.

O encontro contou com a assessoria de Carlos Signorelli do CNLB Nacional que  possibilitou um olhar sobre a conjuntura sócio-política e eclesial dos atuais tempos. Em  sua fala pudemos recordar do contexto histórico-político da antiga União Soviética na década de 30 e do sistema econômico usado pelos governantes que tinha como base o enfraquecimento das classes menos favorecidas. O momento atual global é semelhante, porém, hoje contamos com a força viva da Igreja, nos seus movimentos, grupos e pastorais. Temos também os meios de comunicação, internet, redes sociais, que viabilizam as discussões, circulam rapidamente todas as informações e de certa forma agregam muitas pessoas.

Ainda no contexto histórico, relembramos o acordo de paz entre Cuba e Estados Unidos graças ao Papa Francisco, que a cada dia atrai mais admiradores.

Os olhos do mundo estão voltados à Francisco, inclusive das pessoas com outras confissões religiosas. Francisco vem contradizer a um modelo de Igreja dominante e excludente.

DOC 107 da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: sal da terra e luz no mundo”.

O desafio de ser cristão leigo e leiga é inserir-se nas comunidades sem “agredir”. Em anos passados tínhamos um “modelo” de família, de escola, de regras comportamentais. Vivemos uma crise nas famílias, crise econômica, crise política, crises organizacionais (migrações), e também uma crise com o Sagrado.

Diante dessa complexidade, Carlos Signorelli apresentou de forma dinâmica para os presentes o “AGIR” do Documento 105/107 da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: sal da terra e luz no mundo”.

Após a leitura foi feito um trabalho em grupos discutindo quais as pistas de ação para as comunidades onde realizamos nosso trabalho pastoral, para nossas dioceses e também para o regional. Foram citados alguns gestos concretos e dentre eles, a escolha de uma equipe de formação do regional para darmos início à Escola de Fé e Cidadania que, inicialmente, oferecerá o curso básico de “Fé e Cidadania”, de fevereiro a junho de 2017 em Feira de Santana-BA. O curso será aberto a todos os interessados.

Ao final da Assembleia aconteceu a eleição da nova coordenação regional do CNLB para o triênio 2017-2019 e também  o planejamento e calendário de atividades regionais, encerrando o encontro com a Santa Missa.

 PARA SABER MAIS SOBRE CNLB http://www.cnlb.org.br/

Por Irenir de Jesus Santos Regional Nordeste III

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.