Shadow

Santuário das Comunidades acolhe encontro das CEBs do Nordeste II

Fernanda Melo/Regional Nordeste II

O Santuário das Comunidades, em Caruaru (PE), acolheu o 4º Encontro anual das CEBs. Cerca de 40 pessoas de 14 dioceses do Regional Nordeste II, participaram das atividades, que ocorrerem entre os dias 15 e 17. Confira galeria de fotos ao final.

O Nordeste II é formado por Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O encontro iniciou com uma oração fazendo memória da caminhada e das edições anteriores. No sábado de manhã (16) tivemos um momento de reflexão sobre o Sínodo da Pan-Amazônia e os novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Também refletimos sobre a reorganização das estruturas das dioceses da região amazônica. A assessoria foi dada por dom Manoel de Oliveira Soares Filho, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios (AL).

No período da tarde e no domingo (17), refletimos sobre a temática “Deus em nós”, tendo assessoria dom Sebastião Gameleira, bispo da Igreja Anglicana. Com ele vimos na Sagrada Escritura diversas formas pelas quais Deus está em nós. Logo na primeira página da Bíblia Deus nos fez a sua imagem e semelhança. No Novo Testamento, Jesus é visto como imagem perfeita de Deus. É a figura pela qual Deus pôde dizer “Eu-Sou Contigo”. Deus usa diversos critérios para dizer que Deus está em nós.

Recebemos a visita de Ildo Bohn Gass, da secretaria nacional de formação do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi). Ele se disse agradecido por termos estudado sua coletânea “Uma introdução à Bíblia”. E juntamente com o pessoal do Cebi, realizamos nossa noite cultural, com trocas de experiências e vivência em comunidade.

Tivemos um momento de reflexão sobre os encaminhamentos das CEBs no nosso regional e planejamos o ano de 2020, quando estudaremos a eclesiologia do papa Francisco.

Como culminância de nossos aprofundamentos neste ano de 2019, teremos um encontro no dia 06 de dezembro com o escritor e religioso dominicano Frei Betto, para um encorajamento e comprometimento da nossa fé.

[FAG id=20837]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.