Shadow

Carta Aberta aos Bispos e aos Administradores Diocesanos da Igreja do Paraná – PASTORAL AFRO BRASILEIRA DO REGIONAL SUL II – PR

“Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex. 3,7)

Caríssimos bispos e administradores diocesanos do Regional Sul ll – PR,

Em comunhão com o Papa Francisco, que propõe uma Igreja em saída, ou seja, comprometida com os empobrecidos e, principalmente, com o Povo Negro, a Pastoral Afro Brasileira está preocupada com a atual situação do país: desmonte do Estado Democrático de Direito e extermínio dos direitos sociais conquistados com suor e sangue, aumento da pobreza, do desemprego, do feminicídio, extermínio de jovens em especial a juventude negra.

Nesse sentido, se reuniu no dia 21/04/2018, na cidade de Cambé, arquidiocese de Londrina, para refletir sobre a missão e a identidade da Pastoral Afro Brasileira, a partir da partilha de experiências (alegrias, tristeza, esperança e angústia), troca de ideias entre as Dioceses representadas – Curitiba, Maringá, Apucarana e Londrina.

Constatamos a falta de motivação e, principalmente, a desvalorização da Pastoral Afro e dos afrodescendentes, por parte dos bispos, do Clero, das Congregações Religiosas e de muitos leigos, embora a Pastoral Afro Brasileira preste um serviço fundamental para a libertação, promoção e ascensão do povo negro em seus locais de fala dentro e fora da Igreja.

A Igreja não pode esquecer que, o povo negro tem uma história de sofrimento, luta e resistência perante o sistema de classes dominantes, que o oprime, o degrada e o mata.

A igreja como um todo e, em especial a do Paraná, representada pelos senhores bispos e administradores diocesanos, não pode ser cúmplice desse sistema racista, que vai totalmente contra o projeto de Jesus Cristo e de Igreja, segundo o Papa Francisco.

Por isso, como membros da Pastoral Afro, esse serviço eclesial e social do Regional Sul II, queremos solicitar apoio aos senhores, para o fortalecimento desta pastoral, que longe de ser um movimento é uma Pastoral Social, que deve ter acesso a todos os lugares: paróquias, comunidades, dioceses e espaços onde os afrodescendentes estão.
Contamos com o apoio dos senhores!

A coordenação:
Marcia Neves – (43-99976-6462)
Valdeci Gerônimo do Nascimento – (44-99870-9504)
Cristina S. de Oliveira – (pafroctba@gmail.com – 41- 98806-3510)
Sueli da Silva Benedetti –
Padre José Cristiano Bento dos Santos (43-99612-9784)
cristaobentosantos@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.