As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs
Microregião Centro II /Província Eclesiastica de Mariana ,
realizaram seu 15° encontro
25 a 27 de julho/2025
Com o tema: CEBs e a Ecologia Integral e o lema: “Somos peregrinos de esperança. Ela não nos decepciona!
Na cidade de Virginopolis Diocese de Guanhães, no primeiro dia do encontro, 25 de julho, centenas de participantes vindos das dioceses de Mariana, Itabira/Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Caratinga e Guanhães foram calorosamente acolhidos na cidade de Virginópolis. Após o credenciamento, café e jantar, realizou-se a Celebração de Abertura, marcada pela espiritualidade, símbolos fortes e acolhida das caravanas, com destaque para a memória das lutas e sofrimentos do povo, mas também dos sinais de esperança e resistência, como a atuação das pastorais, juventudes e mulheres. A celebração foi encerrada com a partilha do pão e o envio às casas das famílias acolhedoras.
No sábado, dia 26/07, a Oração da Manhã, conduzida com ênfase na juventude, trouxe à tona rostos diversos e lutas da juventude na Igreja e na sociedade. Em seguida, o professor Edward Guimarães Assessor do encontro, com muita profundidade trouxe pontos fundamentais em sintonia com o tema CEBs e Ecologia Integral e o lema, somos peregrinos de esperança. Ela não nos decepciona.
Continuando, os(as) participantes se dividiram em oficinas temáticas para aprofundar o tema da Ecologia Integral. À tarde, houve socialização das oficinas e, depois, todos caminharam pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde participaram da missa presidida por Dom Otacílio. A noite terminou em clima fraterno, com caldos, partilhas e confraternização com as famílias.
Neste domingo, dia 27, após o café e a oração, em deferencia aos 20 anos do 11° intereclesial das CEBs que foi realizado na cidade de Ipatinga e Coronel Fabriciano em julho de 2005. Em seguida o assessor Edward Guimarães trouxe a conclusão das reflexões nas oficinas. Em seguida, foi feita a avaliação do encontro, com partilhas e encaminhamentos. A Celebração do Envio, rica em espiritualidade e gratidão, selou o compromisso das CEBs com a missão de levar adiante a esperança e o cuidado com a Casa Comum. O encontro foi encerrado com o almoço, celebrando os frutos da caminhada coletiva.
“Somos peregrinos de esperança” – e seguimos firmes no compromisso com a vida, a fé e a ecologia integral.
Por Magda Melo