Ampliada das CEBs/MT define detalhes de Encontro Regional e apresenta cartaz do Intereclesial à comunidade

CEBs: Igreja em saída na busca da Vida Plena para todos e todas”
Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra…”. (Is. 65,17ss)


Irmãs e irmãos na caminhada!!!

No chão abençoado de Mato Grosso (Regional Oeste 2), precisamente na cidade de Sorriso, Paróquia Santa Luzia, da Diocese de Sinop, a Ampliada Regional das CEBs reuniu-se com representantes vindos de sete dioceses do Regional.

A acolhida do pároco, padre Valdivino, e do coordenador diocesano de Pastoral da diocese anfitriã, padre Davi, bem como, das equipes de serviço e famílias que nos hospedaram, encheu-nos de alegria e esperança na caminhada de construção de uma Igreja simples, acolhedora, missionária e de muita comunhão. As atividades ocorreram entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2020.

Ressaltamos também a sintonia com vários regionais da CNBB que também estavam reunidos no final de semana e com a comemoração dos 92 anos de caminhada do nosso querido dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Felix do Araguaia (MT).

Cartaz do 15º Intereclesial

Um ponto de destaque foi o lançamento do cartaz do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil, que aconteceu na celebração de abertura da Ampliada Regional. O cartaz, repleto de símbolos e significados, aprovado na última Ampliada Nacional das CEBs, realizada em janeiro de 2020 em Rondonópolis/MT, pretende ser um canal de comunicação e comunhão entre as nossas CEBs espalhadas em todo o Brasil, assim como, sua teologia expressa de forma artística, nos ajudará a rezarmos unidos o 15º Intereclesial das CEBs, que será em 2022.

No domingo, na Celebração Eucarística, juntos com a comunidade local, foi apresentado o cartaz, destacando-se a acolhida aos membros da Ampliada Regional e a reflexão da Palavra de Deus, feita pelo padre Josivan da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, conectando a Fé com a Vida.

15º Encontro Regional das CEBs/MT

A Ampliada Regional também aprovou a metodologia proposta para o seu 15º Encontro Regional das CEBs, que será realizado na cidade de Primavera do Leste entre os dias 30/10 e 1º/11, com o tema “CEBs: Igreja em Saída na busca do Bem Viver” e o lema Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Is. 65,17ss). Outras decisões práticas afetas à programação, assessoria, materiais gráficos e infraestrutura foram deliberadas.

Doutrina Social da Igreja

Durante a Ampliada Regional a leiga Maria, presidenta do Conselho Diocesano de Leigos/as da Diocese de Sinop, motivou a participação e mobilização das lideranças leigas das nossas Comunidades no curso modular de formação sobre a Doutrina Social da Igreja, que acontecerá simultaneamente nas Dioceses do Regional Oeste 2 e a Ir. Cleofas da Arquidiocese de Cuiabá partilhou o importante trabalho que o Comitê de Superação da Fome e da Miséria e Pela Vida vem realizando em nosso regional, em especial ao trabalho ligado às questões da exploração sexual e tráfico humano.

Com a oração de envio, abençoando-nos mutuamente, fomos enviados às nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, para continuarmos testemunhando Jesus de Nazaré, se comprometendo com a construção de uma “Igreja pobre e para os pobres”.

Com as bênçãos da Santíssima Trindade, a melhor Comunidade, e sob o cuidado amoroso de Nossa Senhora Aparecida, cumprimentamos a todas e todos com um fraterno e aconchegante abraço.

Amém! Axé! Awire! Aleluia!

 

Veja as fotos:

 

Por Rinaldo Cardoso Meira – Articulação CEBs/Regional Oeste 2 (Mato Grosso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.