Shadow

CEBs DO MATO GROSSO REALIZARÁ O 16º ENCONTRO REGIONAL – “QUINZINHO”

O 16º Encontro Regional das CEBs de MT, o “Quinzinho” acontecerá em Rondonópolis, nos próximos dias 02 a 04 de dezembro, tendo como objetivos “preparar o Regional Oeste 2 e as equipes de serviço para o 15º Intereclesial, propiciando uma formação sobre a temática ‘CEBs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas’, ‘Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra’ (Is. 65, 17ss) e testar a dinâmica organizativa proposta para o 15º Intereclesial.

No primeiro dia, a dimensão do contemplar, a chegada, a celebração de abertura e a acolhida nas casas: “será muito enriquecedora essa experiência de partilha, como faziam as primeiras comunidades cristãs descritas nos Atos dos Apóstolos (At. 2, 42,47). A maioria não sabia ler nem escrever, muitos eram escravos, não tinham templos, nem livros, mas partilhavam o pão com todos e ajudavam aos mais necessitados”. Acolher o outro, a outra que vem ao nosso encontro é um ato de amor.

Tomando como referencial o método VER-JULGAR-AGIR, no segundo dia, após a oração do Ofício Divino das Comunidades, faremos a escuta da realidade das dioceses do MT e dos regionais Oeste 1(MS) e Centro Oeste (GO e DF), bem como da Prelazia de São Félix do Araguaia, convidados especiais para este encontro. Cada uma apresentará o seu olhar sobre a sua realidade conjuntural e eclesial e como essas realidades impactam sobre a vida das comunidades. Para este momento, contaremos com a assessoria de Roberto Rossi (Cuiabá) e Celso Carias (Rio de Janeiro). Para o julgar – discernir, iluminar, os participantes se reunirão em 04 plenárias de trabalho com as assessorias de Roberto Rossi e Celso Carias, Marilza Schuina (Cuiabá) e D. Maurício (bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga). Em grupos os participantes indicarão as pistas de ação para o agir.

O terceiro dia é dedicado ao agir. Cada diocese e Regional participantes aprofundarão as pistas de ação para animar e articular as Comunidades Eclesiais de Base. As equipes de serviço farão sua reunião de convivência e organização.

É grande a expectativa para a realização desse momento como parte integrante do processo de preparação para o 15º Intereclesial de 18 a 22 de julho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.