Shadow

CEBs Maranhão realiza Ampliada Regional

Por Neguim das CEBs/São Luís (MA)

Foto: Neguim


A Ampliada das Cebs-MA, Regional Nordeste 5, aconteceu entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2021 na cidade de São João do Soter. Teve início na noite do dia 10 com uma missa no santuário de São Francisco, que foi celebrada por D. Sebastião, bispo da diocese de Caxias.

Já no dia seguinte, após a oração da manhã, realizamos um momento de escuta das lideranças. Nesta oportunidade partilhamos as experiências em cada diocese e suas atividades. Todas foram unânimes ao dizer que caminham com muitas dificuldades. Devido a pandemia da Covid-19, as atividades realizadas pela Arquidiocese de São Luís aconteceram de forma remota, online. Várias formações religiosas e sociais preencheram a ausência da programação presencial, porém, com o declínio da pandemia, conseguiram manter algumas atividades presencias, como por exemplo, a Celebração da Consciência Negra que aconteceu no dia 13 de novembro. No período anterior a pandemia sempre aconteciam as missões na Forania São Benedito, acompanhadas de roda de conversa, sempre em comunidades diferentes.


Dando sequencia a nossa programação, o padre Jean Maria e Martha Bispos realizaram uma Análise de Conjuntura Eclesial. Destacando em suas falas a partilha, a solidariedade e o decidir juntos como sendo a identidade das comunidades eclesiais de base. Falou-se sobre as Comunidades Eclesiais Missionárias, termo presente e divulgado nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023). Alguns desafios estão presentes nesta estrutura eclesial: pouco diálogo, acento maior as missas todos os domingos com o povo, nossos templos parecem mais uma basílica (sentido grego: onde o povo pedia benesses ao rei, imagens eram instrumentos de catequese, pois, poucos sabiam ler).

Padre João Maria apresentou dados sobre a venda da Petrobrás gerando muito desemprego e da gritante situação do Brasil frente as privatizações: das 134 empresas do país, apenas 18 precisam da ajuda do governo. em seguida Marta Bispo falou sobre a “Igreja Sinodal”, Sinodalidade, Igreja em saída e acolhedora, Igreja que caminha junto. Falou sobre a estrutura eclesiológica assumida a partir do Concílio Vaticano II (Igreja povo de Deus), Medelín (Opção pelos Pobres), Puebla (Igreja diante da opção preferencial pelos pobre com vários rostos), Santo Domingo (Igreja encarnada na cultura local), e por fim, Aparecida (Igreja em saída para as periferias: existencial e geográfica, que se sustenta em 4 pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão).

Realizamos nossas propostas de trabalhos e atividades para 2022:

  1. Propostas de trabalho:

a) Trabalhar a campanha da fraternidade.
b) Está atentos nos acontecimentos eleitorais.
c) Acompanha com atenção às ações da pastorais sociais.
d) Participar efetivamente da 6° Semana Social Brasileira
d) Formar características da Cebs, nas comunidades que ainda não existe, nas que existem, fortalecer.

2. CALENDÁRIO 2022

a) 1° Ampliada de 4 a 6/03.
Local: casa dos Combonianos Olho d’água São Luís.
b) 2°Ampliada 02 a 4/12.
Local: Diocese de Viana.
c) Formação: Fé e Política, de 19 à 21/08. para todas as dioceses,
Bloco: São Luís, Pinheiro, Zé Doca e Viana.
Local: será na diocese de Pinheiro,10 pessoas por diocese.
d) Para 2023 Assembleia Regional: de 02a 05/03.
Local: a combinar.
15° Intereclesial de 18 a 22/07/2023.

Poema: FOI ASSIM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.