Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste 02 celebram festa de Santo Inácio

por Rinaldo Cardoso Meira – Coordenação das CEBs RO2

 

“CEBs: Igreja em Saída na busca da Vida Plena para Todos e Todas”

Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra…”. (Is. 65,17ss)

 

Irmãs e irmãos celebrando a caminhada!!!

Nesta sexta-feira (31/07/2020) de forma remota, várias lideranças das Coordenações Diocesanas das CEBs do Regional Oeste 2 (MT), se reuniram para celebrar a caminhada neste tempo da pandemia de COVID-19.

A data foi escolhida propositalmente por ser o dia de celebrarmos também o dia de Santo Inácio de Loyola, um santo que após sua conversão se dedicou a estudar e a praticar os ensinamentos e testemunhos de outros santos que também orientam a caminhada das nossas Comunidades. Pertencente a Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, ao seu tempo, esclareceu “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”. Que assim também sejam nossas Comunidades “com todo o coração, com toda a alma, com toda vontade”.

Com uma partilha e reflexão sobre acontecimentos de nossas comunidades, paróquias, dioceses e regional, percebemos que muitos são os desafios que nos interpelam cotidianamente, mas, muitas coisas boas estão acontecendo e muitos gestos concretos de nossos irmãos e irmãs da caminhada tem sido Sal e Luz para o mundo.

Neste gesto orante, unimo-nos a todos e todas que foram afetados de diversas formas pela COVID-19, pela ausência de uma política de saúde satisfatória, pela desatenção aos povos originários e tradicionais, ao povo que vive em situação de rua, aos nossos leigos e leigas, religiosos e religiosas e todo o clero que tem manifestado e testemunhado sua opção ao seguimento de Jesus de Nazaré.

Neste tempo desafiador em que muitas trevas nos envolvem, continuemos firmes no testemunho de uma Vida em favor da Vida. Que não deixemos cair a profecia. Ousemos ser cristãs e cristãos autênticos, criativos, combativos e empenhados, mesmo na Igreja Doméstica, em construir uma Igreja em Saída na busca da Vida Plena para todos e todas.

Que as bênçãos da Santíssima Trindade, a melhor Comunidade, sejam generosamente derramadas sobre todas e todos! Amém! Axé! Awere! Aleluia.

Mato Grosso, 31 de julho de 2020, em memória de Santo Inácio de Loyola.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.