Celebrando os 40 anos do martírio de São Oscar Romero

 

“Celebrar a memória de nosso São Romero
é um dever e é um dom.
Renovando nossa comunhão nas
lutas e na esperança de santificar a esse
pastor e mártir da Nossa América.
Fazendo, isso sim, dessa memória um renovado compromisso diário das lutas pelo Reino que São Romero viveu em radicalidade dando
a prova maior, como diz Jesus.
Essa memória nos estimula a vivermos o desafio diário de sermos também radicais,
mas com uma esperança que tem garantia da
Páscoa do próprio Cristo.
Das beiras do Araguaia mando para vocês
um abraço do tamanho da nossa Utopia.”
Pedro Casaldáliga

Neste ano estamos celebrando os 40 anos do martírio de São Oscar Romero, pastor, profeta e mártir da nossa América, momento de recordar e de reafirmar o nosso compromisso com a Causa da Libertação. Por sua fé, conversão, oração e simplicidade pastoral, por sua opção pelos pobres, por suas homilias proféticas, por seu compromisso fidelíssimo no serviço ao Reino de Deus dentro das exigências da História, este pastor admirável passou a ser um verdadeiro “Santo Padre” de nossos tempos, um mártir protótipo do Continente, um santo totalmente nosso. O dia do seu martírio, 24 de março, é uma data martirial consagrada e sua fotografia está presente em igrejas, capelas, centros comunitários e casas de família de nossa América e do Mundo. 

Por isso, a Irmandade dos Mártires da Caminhada preparou alguns roteiros celebrativos para que as pessoas, comunidades, igrejas, entidades, movimentos populares e sociais possam celebrar este acontecimento. Será um momento de juntar as pessoas. Momento de reacender a chama da nossa utopia, de recriar a festa da vida e do compromisso. Momento de honrar a memória de todo aquele, de toda aquela, que caíram lutando contra o império da morte. Momento de assumirmos comprometidamente as grandes Causas da Vida, as CAUSAS DO REINO.

Baixe aqui o livreto com os roteiros celebrativos.

 

São Romero da América, Rogai por nós!

 

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *