Comunidade realiza celebração de acolhida da 5ª Carta às Comunidades

por Marilza Schuina, da Arquidiocese de Cuiabá/MT.

No dia 19 de julho, 15º domingo do Tempo Comum, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Santa Isabel, em Cuiabá/MT, realizou, de maneira virtual, por meio de uma plataforma online, a celebração de acolhida da 5ª Carta às Comunidades, rumo ao 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base.

Durante a celebração, foi feita a leitura da carta que reflete os pilares de sustentação das Comunidades, tendo como referência o que aponta as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (CNBB,109) que se fundamenta no retrato das primeiras comunidades cristãs dos Atos dos Apóstolos (2, 42-47): a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária.

A Palavra é um grande pilar de sustentação, posto que na maioria das comunidades eclesiais do Brasil, o que anima a vida das comunidades é a leitura e reflexão da Palavra de Deus nas celebrações e grupos de reflexão, em razão da ausência do ministro ordenado.

Este aspecto afeta o pilar do Pão, a Eucaristia, “alimento insubstituível à vida cristã”. Mesmo assim, animadas pelo pão da Palavra, a comunidade se faz Caridade, e, em tempos de pandemia, realiza arrecadação e distribuição de cestas básicas para famílias carentes, sem perder de vista a exigência de lutar pela transformação da sociedade, para que haja vida para todos e todas, realizando assim a sua Ação Missionária concretamente.

E assim, a comunidade segue animada, confiante e fortalecida com o anúncio do Reino, anunciado aos pobres, aos homens, às mulheres, às crianças, aos jovens, aos negros, aos indígenas, como nos narra a comunidade de Mateus 13, 24-43. As parábolas nos mostram que a justiça será feita e todos e todas podem viver a Boa Nova do Reino. É o dia de esperançar, no Reino de Deus que aposta no pequeno, no insignificante, como a semente da mostarda e o fermento que desempenham um processo maravilhoso de fazer com que as pequenas comunidades cresçam fortes, sustentadas pela Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.