Coordenação da Ampliada e Secretariado do 15º Intereclesial planejam a caminhada

Por Carlos Jarde, da Coordenação da Ampliada Nacional. 

Os membros da Coordenação da Ampliada Nacional das CEBs do Brasil e do Secretariado do 15º Intereclesial de Rondonópolis/Guiratinga, no Mato Grosso, se reuniram, de forma remota, no sábado, dia 25 de julho, discutiram uma extensa pauta e realizaram encaminhamentos pertinentes a animação das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil.

O resultado da consulta feita aos 18 Regionais da CNBB, propondo a mudança de data do Intereclesial foi um dos assuntos tratados. Todos os regionais concordaram com a mudança, considerando pertinentes as justificativas apresentadas pela Coordenação da Ampliada e pelo Secretariado, das quais o sínodo sobre a sinodalidade da Igreja, convocado pelo papa Francisco para o ano de 2022.

“Que frutos este Sínodo, as CEBs podem integrar na preparação e realização do Intereclesial?”. Esse foi um dos questionamentos enviado para as reflexões do regionais.

Além disso, a pandemia de Covid-19 inviabilizou todo o projeto e processo de preparação do evento neste ano 2020, comprometendo a animação de comunidades e a preparação do Intereclesial nas bases.

A Pandemia desencadeou também uma forte crise na economia, atingindo fortemente os mais pobres. E isso foi uma questão incisiva para o consenso na mudança de data do Intereclesial, haja vista a questão financeira das comunidades e dos delegados no período de pós-pandemia , considerando as situações de desemprego, morte de parentes, situações existenciais e sociais.

Os regionais também consideraram que  julho de 2022 é  véspera de eleições gerais e que, com base na leitura da realidade atual, poderá ser um período acirrado de forma a interferir na preparação e realização do Intereclesial.

O encontro,  que se iniciou às 09h e se encerrou às 17h,  tratou ainda  da execução do planejamento do Secretariado, pontuou sobre o texto base do 15º  e teve ainda um breve momento de partilha sobre os Grupos de Trabalhos da Ampliada Nacional – Comunicação, Formação, Cultura e Arte, Sustentabilidade e Liturgia.

 

Seminário e Jornal A Caminho

Uma edição virtual do jornal A Caminho está sendo planejada para ser publicada ainda no mês de Agosto, bem como a preparação de um seminário nacional  sobre comunicação, com data a ser definida.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.