DESAFIO DE SER MULHER – QUININHA LESTE 1

08 de março – Dia da Mulher!

O que significa, para mim, ser mulher? Que contribuição tenho dado para “gerar” consciências novas e transformadoras capazes de espalhar pelo mundo marcas femininas de ternura, de sensibilidade, de transparência ética e de conduta ilibada?

Nesta data dedicada às mulheres eu penso o quão complicado e difícil é comemorar esta data sem ser piega, sentimentalista, sonhadora e infantil. Claro que gosto de ganhar flores, abraços, parabéns, reconhecimentos. Mas o Dia da Mulher é, ou deveria ser, muito mais que isso. Poderia ser um dia de conscientização e de muitas perguntas. E me vêm à cabeça algumas delas… O que significa, para mim, ser mulher? Que contribuição tenho dado para “gerar” consciências novas e transformadoras capazes de espalhar pelo mundo marcas femininas de ternura, de sensibilidade, de transparência ética e de conduta ilibada? Que valores eu alimento em meu coração para alimentar a carência de amor, de fé e de esperança no futuro que se apresenta tão inconstante e inseguro? Que plantações tenho feito e adubado com o meu testemunho e com a minha perseverança, firmeza e abnegação…

É muito bom comemorar o Dia da Mulher! É muito bom ganhar flores, até o comércio e algumas repartições se prestam a isso… Mas eu continuo inquieta sobre a minha responsabilidade como mulher em perpetuar a luta das mulheres que morreram para que este dia existisse. Continuo perplexa pela superficialidade de tantas amigas, colegas, vizinhas, mulheres que continuam sem saber a que vieram… continuam anestesiadas pelo glamour social, pelo status que lhe é conferido pelo poder econômico ou profissional e até pela fugaz e efêmera notoriedade que a beleza lhe oferece. Penso…

Penso também em tantos homens que ainda não conseguem nos ver para além de um belo corpo, de um objeto de prazer que pode ser descartável quando isso lhes convier ou veem apenas uma funcionária eficaz, secretária insubstituível, mãe prestimosa e multifacetada. Continuo pensando… Convido-as a pensarem comigo…

Que este dia nos proporcione uma reflexão sobre o real sentido de ser mulher, com os inconfundíveis desafios que enfrentamos de sermos mulheres, aqui, neste país… Que este dia seja um dia feliz para todas nós, não apenas por sermos mulheres, mas sobretudo por sermos mulheres que pensam, que fazem, que constroem um futuro melhor e que fazem a diferença. Parabéns! Flores virtuais e beijos no coração de cada uma!

QUININHA – LESTE 1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.