Diocese de Rondonópolis realiza Dia D com Terço Missionário e envio da 6ª carta às Comunidades

por Eliene Paulina, Coordenadora da Pastoral de Comunicação Diocesana 

No dia 15 de outubro de 2020 no horário das 19:00 horas, a Equipe Diocesana da CEBs reuniram-se, na residência da família senhor Audimar e senhora Natalina, para a celebração do dia “D”, com o terço missionário e a leitura da 6° Carta as Comunidades.

O evento foi transmitido por meio do trabalho da Pastoral de Comunicação Diocesana, pela coordenadora Caline Luzia.

–  Diocese de Rondonópolis-Guiratinga: https://www.facebook.com/diocesederondonopolis
– Nordestão das CEBs: https://www.facebook.com/NordestedasCebs
– CEBs do Brasil: https://www.facebook.com/CEBsdoBrasilOficial
– CEB Continental (México): https://www.facebook.com/100002566309331

“Como há no projeto, todas as datas do dia 15 de cada mês, são realizadas as celebrações, em preparação ao 15º Intereclesial das CEBs, que ocorrera na Cidade de Rondonópolis – MT, entre o dia 18 a 22 de julho de 2023”.

Iniciaram o evento com um belo cântico “Onde reina o amor – Taizé”.  Animado pelo Olímpio Alves. E com as boas vindas proferidas pelos proprietários da residência, qual invocou o Espírito Santo sobre todos.

 Em oração, agradeceram as Graças alcançadas no ano de 2020, e as missões de cada pessoa inserida na Messe do Senhor Jesus, estas que trabalharam em suas comunidades onde vivem e anunciam o Evangelho do Senhor Jesus. Lembraram dos irmãos e irmãs do mundo, que em decorrência da Pandemia do Covid 19, retornaram a casa do Pai.

Em um gesto de silencio, fé e amor acenderam a vela aos pés da Imagem de Nossa Senhora de Aparecida, rezaram pedindo proteção e sabedoria invocando o Espírito Santo.

Refletiram a oração do Mês Missionário, o pedido do Papa Francisco há Igreja.

“O mês missionário ressalta que toda pessoa Batizada é convidada a viver a missão. Eis me aqui, envia –me (Is 5,6) ”.

Todos citaram palavras de vivencias e missões nas comunidades, tais como a ação evangelizadora do projeto de Jesus, fundamentada na ética no respeito à cultura e na unidade na diversidade das comunidades eclesial de base.

Leram a 6ª Carta reflexiva as comunidades, de autoria do Pe. José Cobo Fernandes, qual foi enviada da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga a todas as comunidades eclesial de base do Brasil. Nesta descreve o amor a justiça e o reino de Deus.

 […] As comunidades cristãs, guiadas pelo Espírito Santo, viram que Deus cumpriu essa e todas as suas promessas na vida concreta de Jesus. Por isso, anunciam a morte de Jesus, proclamam a sua ressurreição e vivem um novo “modo de viver” (At 5,20) […]. (6° carta as comunidades/Pe.José Cobo 2020) ”.

O Papa Francisco, neste mês de outubro, convida a unir as preces na intenção dos leigos, em especial para que mais mulheres participem nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

Assim foi feita a leitura da carta, onde a Vossa Santidade Expressa: […] Ninguém foi batizado como padre ou bispo. Todos nós fomos batizados como leigos. Leigos e leigas são protagonistas da Igreja […] (Papa Francisco).

Em seguida rezaram o terço missionário, e com alegria cantaram o cântico “vai, vai missionário do Senhor. Jarbas Gregório. ” Assim encerraram a celebração e confraternizaram em um banquete preparado pelos proprietários da residência.

Veja a 6ª Carta às Comunidades em http://cebsdobrasil.com.br/6-carta-as-comunidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.