Jornada Bíblico-Catequética à beira do Rio Uruguai em Alecrim/RS

 A comunidade em defesa da vida

 O tripé que sustenta a pequena comunidade cristã na grande cidade chamada Tessalônica: fé ativa, amor capaz de sacrifícios e firme esperança.

A Diocese de Santo Ângelo, Regional Sul 3 tem uma longa tradição na caminhada da Articulação Bíblico-Catequética de realizar Jornadas com estudo do livro bíblico escolhida pela CNBB para o Mês da Bíblia. O estudo é realizado a partir do mês de março em todas as Paróquias nos grupos de catequistas, catequizandos e comunidades com o subsídio do CEBI.

Após um intenso estudo e aprofundamento realizado pelos catequistas, ministros e demais lideranças das comunidades sobre a Primeira Carta aos Tessalonicenses, iluminados pelo tema: A comunidade em defesa da vida, e pelo lema: Anunciar o Evangelho é doar a própria vida, todas as 6 foranias da Diocese realizam um encontro que culmina este estudo, chamado de Jornada Bíblico-Catequética.

A Forania de Santo Cristo realizou a culminância deste estudo com a Jornada Bíblico-Catequética no dia 19 de agosto na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes da Paróquia Santa Cecília de Alecrim.

A  Jornada foi assessorada pelo Pároco de Alecrim e coordenador diocesano das CEBs Pe. Eugênio João Hartmann. Participaram desta jornada 215 catequistas, vindos das Paróquias de Santo Cristo, Porto Lucena, Campina das Missões, Cândido Godói e Alecrim. Destacando a grande participação de jovens, como enfatizou a coordenadora diocesana da catequese Marlene Faleiro. Estiveram presentes também os padres: Valcir Puhl, Carlos Griebeler, Magnos Hartmann, Mário Hoss e Inácio Fengler.

A vivência desta jornada iniciou com acolhida dos ônibus no pórtico da cidade realizada pela Pastoral da Juventude. Os ônibus seguiram até o Porto Biguá, onde foram acolhidos com flores pelos catequistas da Paróquia. De lá todos foram conduzidos para a beira do Rio Uruguai.

Na beira do Rio, num profundo momento de saudação, acolhida e espiritualidade, vieram pelas águas do Rio Uruguai dois barcos, numa linda encenação, trazendo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora de Fátima e vieram também os personagens bíblicos da Primeira Carta aos Tessalonicenses, Paulo, Silas e Timóteo, trazendo uma carta e a Sagrada Escritura. Após sua chegada, o assessor fez uma profunda introdução ao tema e a Paróquia Santa Cecília leu seu histórico em forma de carta.

A procissão seguiu para um segundo momento mariano, parando na Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, onde a Paróquia de Porto Lucena leu seu histórico em forma de carta, e a coordenadora Marlene Faleiro fez um momento de meditação sobre Maria.

A caminhada seguiu até uma terceira parada, onde a Paróquia de Santo Cristo leu seu histórico, também em forma de carta e a comunidade Santo Inácio de Linha Alecrim preparou o momento de perdão.

Cantando Não é esta aí a natureza que eu quis a procissão chegou na quarta parada, onde a Paróquia de Campina das Missões leu seu histórico em forma  de carta, e a comunidade de Santo Antônio preparou um altar, onde a coordenadora da Forania Neidi Paula Heck fez uma alegre e vibrante momento de louvor e ação de graças pela vida das comunidades, pela catequese, pelo amor à Sagrada Escritura e por todo estudo realizado.

Chegando ao salão da comunidade, foi realizado um momento de partilha, em seguida o assessor Pe. Eugênio continuou refletindo sobre os retratos do Apóstolo Paulo de da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Na parte da tarde, a Paróquia de Cândido Godói realizou a dinâmica do Bingo Tessalônico com todo grupo participante.

Logo após, o assessor realizou um estudo em grupos, conforme os 5 capítulos da Primeira Carta aos Tessalonicenses,  cada grupo apresentou seus relatos e encerrou mostrando o perfil pastoral que a carta apresenta.

A Jornada encerrou com a leitura do histórico da Paróquia de Cândido Godói em forma de carta, a celebração eucarística a partir do ofertório.

Foi um dia de profunda mística e espiritualidade, de reflexão, estudo, debates, trocas de experiências, abraços, emoções, sorrisos e incentivos para todos continuarem firmes nesta caminhada de Discípulos e Missionários.

A paróquia Santa Cecília de Alecrim agradece à todos que se envolveram na preparação da jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.