No ano de 1997, em São Luís do Maranhão, aconteceu o maior encontro das Cebs do Brasil. Foi o 9º Intereclesial das Cebs, realizado no período de 15 a 19 de julho de 1997. O tema era “Vida e Esperança nas Massas”. Este encontro reuniu 2.359 delegados(as) representando 238 dioceses do Brasil. O Maranhão é o regional nordeste V da CNBB. Este evento trouxe para o Maranhão muitos representantes de várias religiões. São Luís e todo o Estado do Maranhão se preparou para o grande evento, as comunidades, as paróquia e as dioceses tiveram um papel muito importante na realização do mesmo.
Durante a preparação do 9º Intereclesial houve um interesse muito grande entre as pessoas para participarem das equipes de trabalho. Todo este empenho fez com que o Maranhão realisase o melhor encontro de Cebs do Brasil reconhecido por todos(as) que participaram. A equipe de Articulação da Arquidiocese de São Luís foi praticamente toda formada depois do deste Intereclesial.
Sobre a preparação do Intereclesial, as comunidades fizeram muitas ações para colaborar com o evento. Destacamos como aspecto fundante foi ver as pessoas trabalharem com alegria e dizendo: “Estou a serviço das cebs”. Muitas dessas pessoas não sabiam o que era Cebs, mas eram incentivadas por outras a fazerem o trabalho de formiguinhas para atingirmos um encontro de qualidade.
A exemplo de outros Intereclesiais surgiu muitos Artistas da Caminhada: cantores, locutores, escritores, pintores e outras expressões artísticas. Muita músicas foram elaboradas com as temáticas das Comunidades Eclesiais de Base, entre elas, “Lá vem o Trem das Cebs” que é cantada em todos os encontros até a data de hoje.
A letra e Música desta canção é de Terezinha do Brejão. Ela nos presenteou com mais 2 canções: Em nome do Pai que nos criou; e O que é Cebs. Terezinha compartilhou conosco um vídeo em comemoração dos 25 anos destas belíssimas canções que fez principalmente para o 9º Intereclesial das Cebs.
Esta é uma pequena homenagem aos 24 anos do 9º Intereclesial das Cebs que aconteceu em São Luís do Maranhão e que continua gerando muitos frutos bons.
Por NEGUIM das CEBs
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.