Relatório – 1º Dia do Seminário Nacional de Assessores das CEBs

Nosso Primeiro dia de Seminário Nacional de Assessores

O Seminário Nacional de Assessores apresenta a programação de dias que indicam caminhos de aprofundamentos com o objetivo fundamental de aprofundar elementos do texto base, considerando o contexto atual, e contribuir na complementação através da contextualização do chão que pisamos.

Neste primeiro dia refletimos e argumentamos sobre a moldura onde somos colocados, onde os recuos estão presentes na sociedade e nesta caminhada, como o conservadorismo, endireitamento e intolerância, que existem e se expande quando há ambiente favorável.

Nosso desafio e oportunidade é construir novas relações comunitárias de vida e partilha através de uma evangelização que exige respeitar e acolher o outro em sua diversidade e ao mesmo tempo em sua complexidade. Todos os povos tem o direito de receber o Evangelho na sua cultura, incluindo o respeito  as periferias culturais. Nessa perspectiva temos que voltar para o cerne da nossa religião em direção aos pobres, lembrando que Deus viu o clamor do povo e desceu.  A opção pelos pobres está implícita na fé cristã. O espírito é pai dos pobres, para que eles gritem em defesa da vida:

 “Eu sinto a presença de Deus, é na luta… na luta e …na luta”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.