SEMINARIO DE ASSESSORES/AS PARA O 14º. INTERECLESIAL DAS CEBS

O processo de construção do Intereclesial é uma experiência em mutirão, onde cada um e cada uma contribuem com o melhor de si.

Acontece nos dias 30 de setembro de 01 de Outubro em Londrina, o seminário que reúne os assessores e assessoras para o 14º. Intereclesial das Cebs.

O processo de construção do Intereclesial é uma experiência em mutirão, onde cada um e cada uma contribuem com o melhor de si.  Nesse mutirão, temos a alegria de contar com muitos companheiros e companheiras que no dia a dia no chão brasileiro e fora dele, ajudam na formação de nossas comunidades e lideranças nos mais diversos temas e situações onde a vida humana e toda criação está ameaçada, em especial no mundo urbano.  São homens e mulheres, de várias partes do Brasil que aceitaram o convite para colaborar nas assessorias durante os cinco dias do encontro, orientados pelo tema: CEBs E OS DESAFIOS DO MUNDO URBANO e o Lema: “EU VI, EU OUVI O CLAMOR DO MEU POVO E DESCI PARA LIBERTA-LOS” /Ex. 3,7., seguindo o método VER, JULGAR E AGIR.

Para aprofundar melhor essa proposta, os temas a serem trabalhados nas mini plenárias, e especialmente os resultados que se pretende atingir com as reflexões e compromissos a serem assumidos para a Igreja/CEBs do Brasil, o seminário reunirá os assessores/as que estarão presentes nas grandes e mini plenárias em janeiro, assumindo o desafio de juntos, construírem  uma linha de reflexão.

As assessorias estarão presentes em muitos momentos: Análise da conjuntura brasileira e da realidade urbana, o olhar Bíblico e Pastoral em torno dos desafios apontados, como: O acesso e condições de moradia, mobilidade, transporte, locomoção, formação e educação, o acesso e participação da cultura e lazer, a democratização e participação na politica partidária, as mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade, os desafios das juventudes, a questão das mídias, novas tecnologias e direito a comunicação. Também os desafios dos movimentos e organizações sociais e populares, da ecologia e o cuidado ambiental, do pluralismo religioso e diálogo inter-religioso. O direito a saúde e saneamento e a questão da violência e segurança no mundo urbano. Também através dos assessores e assessores, teremos um olhar da caminhada da CEBs no Brasil e América latina, seu lugar nos documentos da Igreja e nos provocarão sobre os rumos a seguir nesse jeito de ser Igreja, Comunidades Eclesiais de Base.

O secretariado de CEBs para o 14º. Intereclesial organiza esse Seminário para que todos os delegados e delegadas presentes no encontro, possam melhor participar, refletir, trocar experiências e com a colaboração desses irmãos e irmãs, sentir-se desafiados/as a assumirem compromissos frente aos desafios do mundo urbano, orientados pela Palavra: “Eu vi, Eu Ouvi o clamor do meu Povo e Desci para liberta-los” Ex. 3,7.

Por Lenir de Assis- Secretariado do 14º Intereclesial das CEBs

 

Para os Assessores da Ampliada das CEBs do Brasil é de suma importância a realização desse Seminário, visto que pretende ajustar os rumos  que cada temática pretende refletir:

Para Tea Frigerio

O intereclesial é o grande encontro que marca a caminhada das CEBs: celebrar – fazer memoria – alimentar a esperança – vislumbrar caminhos.

Vislumbrar caminhos é o desafio que devemos ter a coragem de apontar e perseguir. CEBs e mundo urbano é o tema que está marcando a preparação, que marcará a realização, que deverá marcar a caminhada das CEBs. O seminário será a ‘oficina’ onde os assessores seja das plenárias como das mini plenárias afinarão a problemática e os caminhos a perseguir que se desdobram do tema geral. Se confrontar, debater, clarear, aprofundar não para chegar a um pensamento único, mas para afinar na diversidade o pensamento e sobretudo os caminhos a serem traçados.

Mais do que nunca precisamos voltar as bases para forjar consciências politicas evangélicas que através da teoria e da práxis re-construir o Brasil na proposta do Bem Viver.

Para Celso Pinto Carias

Cada passo que vise chegar a um maior consenso possível sempre será importante.

Este encontro dará mais um passo na preparação do conteúdo a ser repassado no 14º Intereclesial. Assim, ele possibilitará que haja uma sintonia maior entre aqueles e aquelas que darão uma contribuição direta no campo da assessoria. É uma momento importante do processo. Cada passo que vise chegar a um maior consenso possível sempre será importante. Portanto, mesmo não podendo contar com a contribuição de todos e todas que vão participar em janeiro, ajuda a criar mais comunhão. Celso Pinto Carias

Para Vileci Vidal

O seminário prepara os assessores para estarem sintonizados numa mesma linguagem profética.

Esta é uma oportunidade que os participantes têm para partilhar experiências e aprofundar a discussão sobre a resignificação das CEBs no mundo urbano.

O seminário faz parte do processo de preparação do 14° Intereclesial e é importante para orientar sobre o papel dos assessores durante a realização do Intereclesial. Esperamos que todos fiquem animados e motivados para contribuir com a caminhada das CEBs e sua resignificação no mundo urbano.

Temos vivo na memória e na caminhada que se concretiza nas comunidades de todo Brasil a mensagem que o Papa envio aos/ás  participantes do 13º Intereclesial em 2014, na qual reconhece o “importantissimo papel das CEBs na missão Evangelizadora da Igreja”. E reafirma que  as Comunidades de Base trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja” (Exortação Alegria do Evangelho). Assim  acreditamos que esse seminário será momento oportuno de preparar não só o Intreclesial, mas a caminhada das CEBs do Brasil.

Leoni Alves Garcia- Comunicação do 14º Intereclesial das CEBs

Fotos: Arquivos WEB

One Comment

  • Waldir José Bohn Gass

    Que bom! É hora do discernimento e da ousadia proféticos e de apaixonada criatividade, ancorados na COMPAIXÃO, que fez o Movimento de Jesus se aproximar de todas as situações de sofrimento, ajudando a promover a Vida, a Justiça e a Paz. (Lc 7,11-17)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.