Seminário prepara Semana Missionária “Igreja em Saída”

Evento teve início na sexta (16) e se encerra amanhã (18) em Brasília. A Semana Missionária está prevista para ocorrer em julho em todo o Brasil e será um dos momentos mais fortes do Ano do Laicato.

 

Para viver, intensamente, o Ano do Laicato, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, por meio do Presidente Dom Severino Clasen, OFM, está promovendo o SEMINÁRIO NACIONAL DA SEMANA MISSIONÁRIA ‘IGREJA EM SAÍDA’, cujo início se deu nesta sexta-feira, 16/02/2018, com término para 18/02/2018, na Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF.

A Semana Missionária Nacional “Igreja em saída”, fundamenta-se no Documento 105 “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” onde afirma que a “Igreja em ‘chave de missão’ significa estar a serviço do Reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Uma Igreja ‘em saída’ entra na noite do povo, é capaz de fazer-se próxima e companheira, mãe de coração aberto, para curar feridas e aquecer o coração” (CNBB 105, nº 170).

Da esquerda para a direita: Reginaldo Souza (Coordenação CNBL/Regional Oeste 2), Ana Maria Pereira (Coord. Conselho Missionário/Oeste 2), padre Luigi, Marilza Schuina (presidenta do CNLB) e Laudelino.

 

Dom Severino Clasen, OFM, na fala de abertura do Seminário, afirmou que “a Semana Missionária Nacional é o grande evento do Ano do Laicato”, no mesmo sentido o assessor nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Laudelino Augusto enfatizou que “a menina dos olhos do Ano do Laicato é sem dúvida a Semana Missionária Nacional”.

Os Conselhos Missionários Regionais – COMIREs foram convidados para somar forças em torno da preparação e articulação da  Semana Missionária Nacional “Igreja em saída”, juntamente com a equipe nacional das Santas Missões Populares – SMP, representada pelo Pe. Luigi Mosconi, que está assessorando o Seminário Nacional, apontando indicativos  para a realização da Semana Missionária a partir da experiência vivida com as Santas Missões Populares –SMP em todo o Brasil e alguns países da América do Sul.

Espera-se que a Semana Missionária Nacional “Igreja em saída” seja um instrumento para colocar o Ano do Laicato nas ruas, levando a Igreja a se acostumar como ir ao encontro dos mais pobres e excluídos em todas as periferias.

 

Por Ana Maria Pereira da Silva, Coord. Conselho Missionário – Regional Oeste 2

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.