Somente como irmãos e irmãs podemos cuidar da Casa Comum! (Pe Reinaldo Braga)

Assembleia Diocesana de Pastoral

Em um clima de muita fraternidade e de solidariedade com as dores e alegrias do tempo presente a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Regional Oeste 2 da CNBB se reuniu em Assembleia Diocesana de Pastoral nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2021, de forma remota.


Após a invocação inicial das bênçãos do Deus da Vida sobre seu Povo e sobre a Assembleia, utilizando-se de uma metodologia sinodal, foi partilhada a escuta que ao longo do ano de 2020 foi realizada junto aos leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas, escolas de carisma católico, CPPs, Pastorais, Movimentos, Organismos e Serviços que atuam na Diocese. Foi um momento muito rico de escuta, diálogo, troca de experiências, partilha de percepções sociais e eclesiais, seguido de colaborações das dos participantes da Assembleia.


Um destaque é o fato de que a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga está construindo em mutirão seu próximo Plano Diocesano de Pastoral. Nesse campo Dom Juventino Kestering (bispo Diocesano) e Pe. Gunther Lendbradl (Vigário Geral) emocionaram os presentes fazendo uma memória da caminhada missionária pastoral desta Igreja particular.


Também foi um momento oportuno de socializar todos os passos e ações que já temos construído nesse processo histórico e de tamanha importância que é realizar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. Nessa seara vários apontamentos no sentido de constar no Plano Diocesano de Pastoral a construção e vivência do 15º Intereclesial das CEBs, bem como, sensibilização e mobilização do Povo de Deus em nossa Diocese, com a finalidade de irmos preparando o terreno para as futuras ações que se avizinham. Nessa oportunidade foi feito um agradecimento a Deus pela vida doada pelo nosso querido e sempre presente Pe. Nelito Nonato Dornelas.

Somente como irmãos e irmãs podemos cuidar da Casa Comum e somente cuidando da Casa Comum poderemos viver como irmãos!”

(Pe Reinaldo Braga)


Em comunhão com o magistério da Igreja, em especial ao promovido pelo Papa Francisco, o Pe Reinaldo Braga, subsecretário da CNBB do Regional Oeste 2, brindou os participantes com uma excelente exposição das reflexões sobre a Carta Encíclica Fratelli Tutti. Aqui se percebe o quanto alimenta a compreensão e vivência da nossa fé o aprofundamento dos documentos que a nossa Igreja ricamente tem disponibilizado em nossa caminhada. Como nos ajuda a crescermos como Igreja, como cristãos e como pessoa humana quando comunitariamente irmanados buscamos a compreensão da Palavra de Deus e articulamos a Fé e Vida.


Já em clima de definições, como é de práxis em Assembleia, após uma apresentação da síntese formulada dos trabalhos realizados, foram apontados vários indicativos para serem realizados nesse ano de 2021, bem como, os passos seguintes para a conclusão do Plano Diocesano de Pastoral.
Também foi apresentada uma cartilha sobre o 15º Intereclesial das CEBs, sendo que está será distribuída na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga de forma impressa e digital para entendermos e irmos vivenciando esse momento fecundo para as nossas comunidades.


Com as bênçãos da Santíssima Trindade, a melhor Comunidade, e sob a intercessão de nossa Mãe Maria, a Mãe das Américas, encerramos com muita Esperança esse lindo momento.

Rondonópolis/MT, 06 de fevereiro de 2021, São Paulo Míki e companheiros mártires.
Rinaldo Cardoso Meira – Articulador Regional das CEBs / RO2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.