Shadow

Viagens sintomáticas e a inexistente terceira via na política nacional

Pe. Jean Marie Van Damme (Pe. João Maria – assessor das CEBs NE V).

Dia 15 desse mês, segunda-feira passada, celebramos a instituição da República em nosso país. Nesse mesmo dia, o ex-presidente Lula e o atual presidente Bolsonaro, estavam de viagem fora do Brasil. Viagens sintomáticas. O atual presidente estava em Dubai, acompanhado por uma comitiva “inchada”[1], que além dos filhos, a esposa Michelle e outras pessoas, incluiu Paulo Guedes e mais seis outros ministros. A viagem levantou muitas polêmicas, que vão desde a composição da comitiva ao volume de recursos usados para a viagem e hospedagem. O hotel de extremo luxo, no qual o grupo ficou hospedado, costuma cobrar R$ 45.000,00 por diária. Despesas pagas pelos governos de lá, afirmou Bolsonaro[2]. Em troca de quê? Também as repetidas mentiras do presidente brasileiro estão sendo criticadas mundialmente. Agora, inventou que a selva amazônica brasileira está preservada na mesma situação em que se encontrava há 500 anos. E ainda inventou que, por ser mata úmida, ela não pegaria fogo.

O governo procura a todo custo implementar a venda do que restou dos lotes do Pré-sal e da Petrobras para o capital estrangeiro – para os sheiks árabes. O Ministério de Economia está de olho nos fundos soberanos de investimentos disponíveis nas empresas da região[3], os petrodólares. Quando na época de Lula, o governo anunciou a descoberta do Pré-sal, havia muitas críticas por parte de políticos e dos meios de comunicação. Não acreditavam que a Petrobras teria condições técnicas para explorar o ouro preto nesta camada profunda no Oceano Atlântico. Quando aos poucos foi comprovada a sua existência e o potencial técnico da empresa nacional de explorá-lo, os olhos das grandes multinacionais privadas estrangeiras rapidamente buscavam meios para se apossar desta riqueza inimaginável. Não era tolerável que a destinação dos recursos provindos deste petróleo seria a educação e a saúde do povo brasileiro. Por isso, o Partido dos Trabalhadores não poderia continuar governando o Brasil. Os inimigos da soberania nacional brasileira se mobilizaram contra o PT, derrubando a presidente Dilma, abrindo caminho para se apossarem dessa imensa riqueza brasileira.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, as constantes viagens de Bolsonaro para os países árabes pode ter outro significado: preparar um lugar para onde se exilar, após a sua iminente derrota e possíveis processos no País num futuro próximo, ou ainda fugir de processos na Corte Internacional[4], onde foi acusado por genocídio e crimes contra a humanidade. Dos 22 países árabes[5], apenas Bahrein e Omã são signatários do Estatuto da Corte Internacional de Justiça[6] (de 1945), o que dificultaria a eficácia de eventuais condenações se Bolsonaro e sua família refugiando-se num dos demais países daquela região.

Nesses mesmos dias, o ex-presidente Lula fazia uma viagem para a Europa, onde fez discurso no Parlamento Europeu, sendo ovacionado/aplaudido de pé por vários minutos[7]. Visitou as instalações da União Europeia em Bruxelas e foi recebido pela prefeita de Paris e pelo presidente francês, Macron, com honras de Chefe de Estado. Passou pela Alemanha e pela Espanha, sempre recebido com a atenção e o respeito que Bolsonaro não obteve. Uma possível volta de Lula à Presidência do Brasil irá colocar o País novamente em outro patamar em nível internacional e mundial, de onde saiu de forma melancólica com Temer e mais vergonhosa ainda com Bolsonaro.

O esperado anúncio de Sergio Moro como candidato à Presidência em 2022 e sua entrada no partido “Podemos” sinaliza uma busca continuada por uma inexistente terceira via na política nacional. Para o The Intercept, disputar a eleição em 22 se tornou a última chance, a tábua de salvação para que Moro e Deltan não afundem de vez na irrelevância e na lata de lixo da história do país[8]. A Rede Globo já iniciou a campanha, dando ampla cobertura a este juiz comprovadamente corrupto e antinacionalista. Não se sustenta a imagem de combatente da corrupção, diante de seu vergonhoso histórico de juiz.  Só para lembrar alguns episódios obscuros de sua vida pregressa: As sentenças de Moro no caso Banestado (Banco do Estado do Paraná)[9], foram anuladas pelo STF por parcialidade do juiz do caso, Sergio Moro[10].

Moro teve um papel importante no impeachment de Dilma, conforme a filha do ex-deputado Eduardo Cunha, protagonista deste episódio histórico malfadado para o Brasil[11]. Por que Moro não prendeu Andrea Neves[12], irmã do então senador Aécio Neves suspeita de operadora de propina? Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015, e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF. Moro absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e Parecer do MP suíço dizendo que ela foi apenas negligente[13]. Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes e promotores e tendo mansões e posse de mais de 11 milhões em joias[14]. Em quase 4 anos de Lava-Jato, Moro nunca prendeu, indiciou ou condenou algum político tucano. Ignorou vídeo de ex-presidente do PSDB pedindo 10 milhões em propinas e o absolveu por “falta de provas”. Por quê? Que moral tem para se apresentar como candidato à Presidência do Brasil?

Diminui em 90% a pena de bandidos que delataram Lula, como Léo Pinheiro, Roberto Duque, etc. Mas só se delatar Lula. Quando descobriu que o maior desvio da Lava-Jato, os 16 bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco[15], envolvia somente o PSDB, PP e PSB, Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento no dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo[16]. Moro jogou a partida em torno do petróleo brasileiro, aliado ao campo americano[17]. E certamente pretende continuar este jogo entreguista da riqueza nacional.

Outra questão lamentável a destacar no cenário nacional: Com Bolsonaro, iniciou um novo período de censura no Brasil. Não são apenas as questões das provas do ENEM que sofrem intervenções diretas do Planalto. Cartilhas e publicações dos Estados sobre várias políticas – como a de Segurança Alimentar e Nutricional – devem ser submetidas ao crivo de censura do governo federal para poderem ser impressas com recursos federais. Referências históricas a governos anteriores, por exemplo, devem ser banidas dos textos. São algumas mostras do autoritarismo desse senhor que ainda ocupa a cadeira da Presidência do País. Nunca antes isso aconteceu.

A própria candidatura de Bolsonaro em 2022 está por um fio. Procura se filiar ao PL – Partido Liberal. Sua tentativa de interferência nas indicações de lideranças do partido, no entanto – inclusive no Maranhão – o presidente do PL, Valdemar Costa Neto desistiu de filiá-lo até agora. Recebeu carta branca do partido para tomar a decisão final. Com certeza, em troca de alguma coisa.  Por ora, Bolsonaro está “sem partido”, mas o PL continua avaliando o que irá ganhar com a filiação do presidente.

Na semana anterior, Bolsonaro mostrou mais uma vez a sua postura anticientífica, tirando dois reconhecidos cientistas da lista de homenageados com a Ordem Nacional de Mérito Científico[18]. Em decorrência, outros 21 cientistas se recusaram a receber da mão do presidente esta honraria, entre eles, no Maranhão, o bem conhecido professor e antropólogo Alfredo Wagner. A medalha foi entregue pela última vez por Temer em 2018. Porém, ele, Bolsonaro, atribuiu a si próprio o título de grão-mestre da Ciência[19]. Sem comentários!

Em nível internacional destaca-se a prisão de Steve Bannon, nos Estados Unidos. O manipulador de redes sociais, apoiador de Trump, divulgador de fake-News que impulsionou o BREXIT (saída da Grã-Bretanha da União Europeia) e mentor das divulgações mentirosas da campanha de Bolsonaro em 2018.


[1] https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/comitiva-de-bolsonaro-em-dubai-inclui-filhos-e-aliados,a4ce980ffa5ac4195b57d6d1ef3eff50pdcynjat.html (Acesso em 2021/11/19)

[2] https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2021/11/16/bolsonaro-em-dubai-veja-todas-polemicas-da-viagem-do-presidente-e-comitiva.html (Acesso em 202111/19)

[3] https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/11/18/bolsonaro-deixa-o-catar-rumo-a-brasilia-depois-de-viagem-oficial-por-tres-paises-do-oriente-medio.ghtml (Acesso em 2021/11/19)

[4] https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/dino-questiona-viagens-de-bolsonaro-a-dubai-so-passeio-ou-fuga-da-jurisdicao-do-tribunal-penal-internacional (Acsso em 2021/11/19)

[5] https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/22-paises-arabes/ (Acesso em 2021/11/19)

[6] https://pt.wikipedia.org/wiki/Apostila_da_Conven%C3%A7%C3%A3o_da_Haia (Acesso em 2021/11/19)

[7] https://www.brasil247.com/mundo/lula-em-discurso-historico-o-brasil-voltara-a-ser-uma-forca-positiva-no-mundo (Acesso em 2021/11/15)

[8] https://mail.google.com/mail/u/0/?ik=8583183180&view=pt&search=all&permthid=thread-f%3A1715676843753150176&simpl=msg-f%3A1715676843753150176 Intercept sobre Moro e Dallagnol (Acesso em 2021/11/06)

[9] https://aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/4822-escandalo-do-banestado-ve-a-luz-do-sol (Acesso em 2021/11/19)

[10] https://www.conjur.com.br/2020-dez-29/stf-publica-acordao-julgamento-anulou-sentenca-moro (Acesso em 2021/11/19)

[11] https://www.cnnbrasil.com.br/politica/moro-teve-papel-fundamental-e-premeditado-no-impeachment-diz-filha-de-cunha/ Acesso em 2021/11/19)

[12] https://www.ocafezinho.com/2016/12/07/por-que-moro-nao-prende-andrea-neves/ (Acesso em 2021/11/19)

[13] https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/25/claudia-cruz-mulher-de-eduardo-cunha-e-absolvida-por-sergio-moro.htm (Acesso em 2021/11/19)

[14] https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/moro-absolve-mulher-de-cabral-e-nao-ve-lavagem-de-dinheiro-em-gastos (Acesso em 2021/11/19)

[15] https://brasildebate.com.br/eua-financiaram-lava-jato-para-fechar-as-refinarias-de-petroleo-no-brasil/ (Acesso em 2021/11/19)

[16] https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/sergio-moro-condena-8-por-abreu-e-lima-lula-errou-por-um/ (Acesso em 2021/11/19)

[17] https://brasildebate.com.br/eua-financiaram-lava-jato-para-fechar-as-refinarias-de-petroleo-no-brasil/ (Acesso em 2021/11/19)

[18] Agressão a cientistas https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/11/06/cientistas-recusam-condecoracao-bolsonaro.htm 21 cientistes (Alfredo Wagner entre eles) renunciam à Ordem Nacional de Mérito Científico (Acesso em 2021/11/06) Última vez em 2018 por Temer

[19] https://oglobo.globo.com/politica/bolsonaro-concede-si-mesmo-titulo-de-grao-mestre-de-ordem-do-merito-cientifico-25264401 (Acesso em 2021/11/06)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.