/
/
/
17ª Assembleia Diocesana das CEBs (Comunidades Eclesiais de bases) da Diocese de Miracema do Tocantins.

17ª Assembleia Diocesana das CEBs (Comunidades Eclesiais de bases) da Diocese de Miracema do Tocantins.

“Igreja em saída, enfrentando os desafio e perspectivas do caminhar no mundo urbano e rural, e como lema: Vós sois o sal da terra e luz do mundo”(Mt. 5,13-14),

Aconteceu de 07 a 09 de setembro, na comunidade paciência, em Colinas do Tocantins, a 17ª Assembleia Diocesana das CEBs (Comunidades Eclesiais de bases) da Diocese de Miracema do Tocantins. Com o tema: “Igreja em saída, enfrentando os desafio e perspectivas do caminhar no mundo urbano e rural, e como lema: Vós sois o sal da terra e luz do mundo”(Mt. 5,13-14), a assembleia foi assessorada pelo professor Celso Carias da PUC do Rio de Janeiro que a partir dos documentos e propostas do Concilio Vaticano II e outros documentos da igreja, refletiu com os participantes sobre o tema proposto. Segundo professor Celso, a economia vive um tipo de trabalho escravo, pois as pessoas aparentam viver na liberdade, porém são aprisionadas e sofrem muito. Lembrou que o grande desafio é entender o mundo em que vivemos. Com a Pergunta: qual tem sido a resposta da igreja diante dos desafios do mundo urbano? Segundo ele, a religião não é mais a principal referência para as pessoas e a igreja católica perde fiéis devido a falta de diálogo com o mundo moderno. Porém, atualmente o Papa Francisco tem sido uma boa surpresa, para encontrar caminhos diante os desafios do mundo urbano, com a proposta da igreja em saída missionária, da inclusão dos pobres, da paz e diálogo social.

Em suas colocações, professor Celso fez memória do que de fato são as CEBs, ou seja, não é um movimento a parte da igreja, mas caminha dentro da igreja e se configura a partir de três pontos: Retorno a um sentimento de pertença eclesial onde o centro é a palavra, busca ampliar o papel e a participação dos leigos na estrutura da igreja e se preocupa com o mundo e a sociedade.

Na tarde do sábado, os participantes se reuniram em grupos, e tendo como referência o tema partilhado, refletiram sobre o que podem ajudar nos trabalhos práticos das suas comunidades e paróquias da diocese. Em seguida, apresentaram as propostas concretas que desejam assumir. Após as considerações do assessor, foi aberta a fila do povo e mine plenárias por região pastoral para avaliação da caminhada das CEBs, bem como planejamento.

No final do encontro, Dom Philip Dickmans agradeceu a participação de todos e avaliou a assembleia de maneira positiva e muito produtiva, agradeceu também a comunidade Paciência e Paróquia Nossa Senhora Aparecida na pessoa do Padre José Orlando e equipe, que se empenharam com muito esforço e  dedicação para a realização da assembléia . Com a celebração de envio, todos voltaram para suas comunidades com alegria e a certeza de que Deus se faz presente na caminhada do seu povo, mesmo nos momentos de desafios e dificuldades.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Fotos de Raimundo Silva

Compartilhar:

Outras notícias

E agora Francisco? Você entrou devagarzinho na vida da gente, sem pedir licença… mas também nem adiantava, quando menos